Como Limpar Sofá de Tecido

Saber como limpar sofá de tecido de forma correta vai evitar que ele seja danificado, além de permitir ao produto uma maior durabilidade e que deixe o seu ambiente ainda mais bonito e higiênico. Para ajudar nessa hora confira um passo a passo simples:

Passo a passo para Limpar Sofá de Tecido

  1. Passe o aspirador de pó por todo o sofá para retirar a sujeira mais visível, senão tiver o aparelho, pode passar um pano seco ou mesmo juntar com a mão.
  2. Use o rolo adesivo scotch-brite se tiver, pois a fita adesiva é eficiente para remover a sujeira pequena, como pelos e fiapos.
  3. Prepare um balde com água e um pouco do seu produto de limpeza favorito (ou detergente neutro), acrescente três colheres de vinagre branco e um punhado de sal. A combinação vai evitar que o tecido desbote, vai eliminar os odores e retirar possíveis manchas.
  4. Molhe um pano limpo na mistura do balde e passe por todo o sofá, esfregando um pouco mais onde existirem manchas.
  5. Passe um pano seco no sofá, por fim, para ajudar na secagem do sofá.

Dicas para Limpar Sofá de Tecido

sofa-de-tecido-sujo

Na hora de passar um pano molhado no sofá, aperte bem ele para que não molhe em demasia o seu móvel. Nesse sentido, é também indicado limpar o móvel no verão ou em dias quentes, ambas as atitudes vão evitar que o sofá demore muito a secar. O detergente neutro é sempre uma dica eficiente porque ele é menos agressivo. No caso de usar outro produto, verifique se ele é indicado para limpar sofá de tecido.

Conforme o produto que usar, também é importante que evite esfregar as mãos nos olhos para não agredi-los com o produto. Se você preferir, ao final da limpeza pode ainda preparar outro balde com água e um pouco de amaciante para deixar o sofá com um cheiro bom. Quanto maior a frequência de limpar sofá de tecido, menos sujo ele vai estar e mais eficiente será a sua limpeza.

Por isso, não espere muito para limpá-lo novamente. Uma dica para o seu sofá de tecido é usar uma manta sobre ele, o que vai evitar que fique sujo com mais frequência, além de ajudar na sua preservação. Mesmo assim, é indicado que o móvel passe por uma boa limpeza de forma regular, mesmo que seja mais espaçada. Para pequenas manchas de gorduras e outras que surgirem entre uma limpeza pesada e outra no seu sofá de tecido, uma dica é fazer uso dos lenços umedecidos, como aqueles para bebê.

Como Remover Manchas do Sofá de Tecido

Uma dica para remover manchas do sofá de tecido é misturar em um balde 1/4 de copo de detergente neutro em água morna até fazer espuma. Na sequência, aplique somente a espuma que se criou sobre a mancha e com uma escova de cerdas macias esfregue sobre o local. Ao final, retire o produto da mancha com um pano úmido e limpo e depois com um pano limpo e seco.

Outra forma de retirar mancha de sofá de tecido é com bicarbonato de sódio. Para tanto, polvilhe a mancha com um pouco do produto e aguarde 15 minutos. Ao final do tempo, remova o bicarbonato com o aspirador de pó. As manchas de gordura especificamente podem ser removidas ao passar por toda a mancha pó de talco.

Antes, entretanto, retire o excesso de gordura do sofá com um papel toalha, guardanapo ou mesmo papel higiênico. Deixe o talco agir sobre a mancha durante cinco minutos e depois passe uma escova para retirar o pó, por fim, passe um pano umedecido em água morna.

Outra dica para retirar manchas é misturando uma xícara de vinagre branco com uma de água. Molhe um pano macio na mistura e esfregue energeticamente o mesmo sobre a mancha. Pode usar uma escova com cerdas macias também e, por fim, secar com um pano limpo.

Quando a situação do seu sofá estiver crítica pode ser melhor buscar ajuda de profissionais capacitados a limpar de forma completa o seu sofá. No entanto, mantendo alguns cuidados no dia a dia ele nunca vai chegar a esse ponto, como evitar comer ou beber em cima dele sem que esteja protegido.