Fezes Amareladas

São muitos os motivos que podem levar uma pessoa a evacuar as fezes na coloração amarelada. As causas podem variar de aspectos referentes à digestão, até sinalizar problemas sérios de saúde, os quais vêm acompanhados de outros sintomas. De qualquer forma, quando a situação se prolongar, acontecendo mais de uma vez por semana, é importante buscar ajuda médica.

Principais causas das Fezes Amareladas

Causas digestivas

Uma das razões mais comuns das fezes amareladas é em decorrência da bílis não digerida pelo organismo, porque passou muito rapidamente pelo intestino. Porém, pode ser o resultado também de doença do aparelho digestivo, infeções virais ou bactérias e parasitas, que podem provocar uma intoxicação alimentar ou outros quadros. Inflamação dos condutores biliares e vesícula biliar inflamada são outros problemas que podem apresentar como sintomas as fezes na cor amarela.

Outros exemplos são a dificuldade ou incapacidade de absorver os nutrientes durante a digestão. A esteatorreia, que cria grandes quantidades de gordura nas fezes e o mau funcionamento do pâncreas são outras causas das fezes amareladas. Alguns medicamentos, como o xenical e a L Carnitina, são alguns que eliminam gordura pelas fezes, podendo ocasionar as fezes na cor amarela.

Causas virais e parasitárias

Entre as infecções que podem causar as fezes amareladas acompanhada de diarreia está a giardíase, desencadeada pelo parasita Giárdia, transmitida por sexo anal. O parasita também pode aparecer no indivíduo por causa da síndrome de Gilbert, doença relacionada a surtos de icterícia e de hiperbilirrubinemia, que ocorre quando existe um excesso de bilirrubina no sangue.

A Giardia costuma se fixar no intestino de humanos e de animais. Crianças e quem cuida delas também estão suscetíveis ao parasita, pois pode estra presente nas fraldas. Outros sintomas parecidos com o da gripe, como febre, além de diarreia e inflamação intestinal.

Hepatite

Fezes amarelas em adultos podem ser causadas por infecções virais tais como hepatite ou hepatite viral. Já em crianças, a causa pode ser a hepatite neonatal. No caso da hepatite, as fezes amarelas são acompanhadas por dor abdominal. Existem cinco tipos diferentes de hepatite, que é uma doença caracterizada pela inflamação do fígado devido a um vírus. Embora tenha sintomas diferentes, como todas elas têm em comum o fígado atacado que pode causar a icterícia – condição em que os olhos e a pele ficam com tom amarelo – as fezes amareladas podem ser indício de qualquer um dos tipos de hepatite.

Doença celíaca

Quem possui essa doença tem intolerância ao glúten, presente em diversos alimentos. A doença tem origem genética, podendo ter uma causa autoimune subjacente. Além de apresentar as fezes amareladas, pacientes dessa doença sentem dor abdominal e sofrem de diarreia e distensão abdominal.

Colangite

Colangite é a inflamação do ducto biliar, causada geralmente por infecção bacteriana, sendo que outros sintomas do problema são dor abdominal e embaixo do ombro direito, além de icterícia, gases, náuseas e vômitos.

Cálculos biliares

São os depósitos de substâncias químicas sólidas na vesícula biliar, além das vezes na cor amarela, o problema se caracteriza por indigestão, dor abdominal, vômitos e náuseas.

Insuficiência pancreática

Quando isso ocorre, o pâncreas não funciona corretamente, ocasionado por pancreatite crônica, câncer de pâncreas, ressecção pancreática e fibrose cística. Entre os sintomas da doença estão dor abdominal, perda de peso e intolerância à glicose, além das fezes amareladas.

Tratamentos caseiros para fezes amarelas

Embora seja importante consultar um médico, logo que perceber que está evacuando fezes amarelas, reduza o consumo de alimentos de difícil absorção, ricos em gordura (álcool, café, chocolate, etc). Já que as fezes são o resultado do que comemos, mudar a dieta é fundamental, priorizando os legumes, verduras, grãos integrais, carnes e queijos magros, além de beber muita água por dia para manter a hidratação.

Tratamentos médicos

O melhor tratamento para resolver o problema das fezes amareladas é tratar a causa do quadro. Por isso, buscar ajuda médica vai ajudar a tratar o quadro mais rapidamente. Em algumas situações, é necessário um tratamento medicamentoso, outros exigem somente a mudança de hábitos.

Entre as substâncias mais presentes nos tratamentos para quem apresenta as fezes amarelas estão produtos feitos a partir de Aloé Vera (babosa), enxofre, Croton Tiglium (age sobre os intestinos e a evacuação, resultando em uma diarreia súbita), Podophyllum e Borax,  o chamado Borato de sódio.