Homeopatia para Ansiedade – Remédios Homeopáticos

Por

Existe uma ampla variedade de remédios homeopáticos que atuam no tratamento de diversos problemas, como a ansiedade. O mais indicado é que o interessado em iniciar um tratamento desse tipo busque ajuda especializada, assim, as chances de sucesso do tratamento são maiores. Confira como usar a homeopatia para a ansiedade:

Principais fórmulas homeopáticas para ansiedade

Veja quais são as principais fórmulas homeopáticas para ansiedade:

  • Aconitum napellus: é uma fórmula homeopática bastante usada em pessoas que sofrem de crises de pânico, quando sentem medo e manifestam sintomas como suor intenso, palpitações, tremores e até medo de morrer ou de perder o controle mesmo quando não existe uma causa lógica para essa sensação.
  • Argentum nitricum: é indicado para indivíduos que são impulsivos, entusiastas e sugestionáveis e que também ficam ansiosos perante compromissos e eventos, como entrevistas de trabalho, exames, aparições públicas, compromissos sociais e outros. Perante isso, as pessoas podem sofrer de diarreia e tonturas.
  • Arsenicum album: funciona em pessoas que sofrem de ansiedade ocasionada por falta de controle a respeito de situações importantes. Costumam se preocupar demais com a saúde, com a segurança e com os pequenos detalhes, além de acreditarem que devem ter o controle de tudo. Podem ter crises de pânico, cansaço em demais, são inquietos e além de má digestão podem ter crises de asma.
  • Calcarea carbônica: faz bem às pessoas que sofrem de ansiedade porque se sobrecarregam com tarefas diversas, acumulando estresse. Quando cansados, os pensamentos são confusos, piorando o seu estado e podendo se preocupar em demais com notícias ruins. Costumam ter medo de altura e são claustrofóbicos, podendo apresentar frieza e lentidão.
  • Fósforo: pessoas que costumam usar essa formulação, em geral, são boas de coração, imaginativas e se assustam fácil. Possuem muitos medos, podendo sentir ansiedade por pouca coisa, além de serem sensíveis e gostarem da companhia alheia.
  • Gelsemium: essa fórmula homeopática para ansiedade é adequada também para pessoas com ataques de pânicos, que sentem medo de cair, do coração parar e, por isso, sofrem com dores de cabeça, vômito, diarreia. Também ficam nervosas antes de compromissos.
  • Ignatia Amara:  em geral é indicado para indivíduos que sofreram uma experiência emocional estressante recentemente, como uma perda. Sentem-se incompreendidas, solitárias e desamparadas, sofrendo com mudanças de humor, dores de cabeça e de abdómen.
  • Lycopodium: funciona para indivíduos que passam por falta de confiança, o que frequentemente gera ansiedade. Sentem-se intimidados pelos seus superiores, causando irritabilidade, transtornos digestivos e mesmo claustrofobia.
  • Kali phosphoricum: serve para pessoas que têm insônia, se preocupam demais com tudo, inclusive, com notícias desagradáveis ou com situações que não podem resolver. Além de dificuldade de concentração, podem sofrer de cor de cabeça, nas costas e ter problemas digestivos e nervosos.
  • Natrum muriaticum: indicado para pessoas tímidas, reservadas e que se sentem sozinhas, preferindo ficar longe de compromissos sociais. Podem se tornar alcoólatras, ficam magoados e ofendidos com facilidade e costumam ser rancorosas. Por outro lado, são ótimos ouvintes. Sofrem de ansiedade claustrofobia, enxaquecas e insônia.
  • Pulsatilla: é uma fórmula perfeita para quem sofre com mudanças de humor bruscas, é choroso(a) e apresenta comportamento emocionalmente infantil, precisando da atenção dos demais. É muito usado em crianças, na puberdade e em períodos menstruais ou menopausa.
  • Silicea: resolve a ansiedade de pessoas que são muito sérias e capazes, mas que demonstram nervosismo, timidez e crises de perda temporária de confiança. A ansiedade também aumenta diante de compromissos sociais podendo causar perda de concentração, fadiga e hipersensibilidade.

Sobre a Homeopatia

A homeopatia existe há mais de 200 anos e cada vez mais pessoas buscam esse tratamento para combater as suas doenças. Muito menos agressivas do que os medicamentos alopáticos, as fórmulas homeopáticas podem ser acompanhadas de outros tratamentos, medicamentosos ou não.

Ela se baseia na cura pela semelhança, ao fazer uso de substâncias que podem causar sintomas parecidos aos efeitos que o paciente possui. Isso funciona como uma indução para que o organismo cure a doença. Para as fórmulas homeopáticas, são diluídas as substâncias escolhidas, as quais possuem doses muito pequenas.

Os remédios homeopáticos podem se originar de vegetais, minerais ou animais. O mais comum é que o terapeuta homeopata antes de indicar qual a melhor fórmula para o paciente entreviste o mesmo, a fim de reunir o maior número de informações sobre a sua história, estilo de vida, etc. Assim, identifica com mais exatidão o que ocasiona a ansiedade.

Dicas para reduzir a ansiedade

Para que o tratamento homeopático obtenha sucesso o mais rápido possível, o paciente pode aderir também às dicas para reduzir ansiedade. Identificar o que gera a ansiedade em si mesmo é o primeiro passo. Em geral, a ansiedade inicia a partir da necessidade de adaptação a uma nova realidade, às mudanças na vida, ou mesmo diante de algo que não se conhece ainda ou que não se sabe como controlar.

É normal do ser humano ficar ansioso diante dessas situações, sendo que se torna uma doença apenas quando chega a prejudicar a vida da pessoa, as suas tarefas diárias e o seu convívio com os demais. Para identificar se você é uma pessoa ansiosa, observe a si mesmo. Sintomas comuns da ansiedade são mãos suadas, respiração acelerada, dores nas costas e pescoço, azia, palpitações, redução do apetite ou fome em excesso, entre outros.

Confira as demais dicas para evitar crises de ansiedade:

  • Controle a necessidade de estar sempre competindo.
  • Seja menos crítico consigo mesmo e com os outros.
  • Na hora de alcançar um objetivo, haja com paciência, um passo após o outro, sem afobações.
  • Trabalhe com a flexibilidade para mudar as estratégias e prazos.
  • Não se sinta refém do relógio.
  • Tenha momentos de descaso sem sentir culpa.
  • Faça atividades físicas e tenha momentos de lazer.v
  • Abuse, na medida certa, dos alimentos que ajudam a combater a ansiedade, entre eles, estão os ricos em aminoácidos e vitaminas. Alguns exemplos são frutas cítricas, laticínios, carboidrato, peixes, banana, chocolate e espinafre.
  • Não fique sozinho.
  • Tenha uma boa noite de sono. Chás calmantes, como camomila e erva doce, podem ajudar em muito.
Ajude a divulgar este artigo, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>