Ouvido Entupido – Como Desentupir?

O ouvido entupido pode acontecer por uma série de motivos, sendo que os mais comuns são entrada de água e acúmulo de cera. Mas os ouvidos podem ficar entupidos por causa de gripes e resfriados também, ou mesmo, devido à pressão na região interna das cavidades auriculares, o que ocorre mais frequentemente depois de um voo.

Conforme a causa do ouvido entupido, como desentupir será possível com diferentes métodos.

Causas de ouvido entupido e como desentupir em cada caso

Ouvido entupido devido à gripe ou resfriado

Uma forma eficiente de desentupir ouvido quando a pessoa está gripada ou resfriada é usar um descongestionante nasal e aplicá-lo conforme as orientações do produto. Embora o mesmo seja aplicado no nariz, o resultado ocorre no ouvido também. Porém, o uso de descongestionantes não deve ser prolongado, pois é comum as pessoas ficarem dependentes do seu uso e em pouco tempo não surtir mais efeito.

Ouvido entupido por causa de voo

A pressão aérea que afeta os ouvidos os deixa com uma sensação de entupido após as viagens de avião. O mesmo acontece em viagens rodoviárias, quando existe mudança de latitude. Para essas situações, uma dica para evitar o ouvido entupido é mascar chiclete, o mesmo pode ser feito depois, para desentupir o ouvido.

Outra dica para esses casos é bocejar, o que também vai ajudar a desentupir os ouvido, já que isso ameniza a pressão sofrida no mesmo. Outra forma é tampar as narinas com as mãos e forçar o ar contra as narinas, porém, não coloque força demais nesse procedimento para não se machucar.

Há também o truque de não dormir enquanto o avião estiver pousando e chupar balas, o que pode evitar o entupimento. Se entupir, você pode respirar profundamente, tampando o nariz e então expirando bruscamente.

Ouvido entupido por entrada de água

Depois de entrar na piscina ou mesmo de tomar banho, é possível sentir que o ouvido está entupido, para desentupir, uma forma eficiente de fazer isso é colocando mais água dentro do ouvido. Para tanto, volte ou vá ao chuveiro e depois vire a cabeça para o lado contrário, permitindo que a água escorra.

Nem sempre funciona, assim, você pode dar saltos com a cabeça inclinada, voltando o ouvido para baixo, até a sensação de ouvido entupido desaparecer. Você também pode fazer pressão com uma toalha no ouvido que está entupido e depois virar a cabeça para o outro lado, retirando a toalha em seguida. Nesse caso, a pressão e a gravidade juntas podem expulsar o excesso de água.

Ouvido entupido por causa da sinusite

Quem sofre de sinusite costuma ficar com a sensação de ouvido entupido e para reverter o quadro, os descongestionantes nasais são eficientes. Outra dica é colocar uma compressa com pano limpo e de algodão, molhado em água quente sobre o ouvido entupido. Porém, aperte bem o pano depois de molhá-lo. Com a aplicação da compressão, o calor sobre o local vai ajudar a escoar o muco, que provoca a obstrução dos canais.

Ouvido entupido por causa de acúmulo de cera

Nesse caso, a dica é misturar em um recipiente 3 colheres de sopa de água oxigenada e 3 colheres de sopa de água morna. Depois, com a ajuda de um conta-gotas ou de uma seringa nova coloque a solução no ouvido entupido. Pingue somente algumas gotas, tape o ouvido levemente com uma bola de algodão e permaneça deitado sobre o lado entupido por 10 minutos.

Embora essa seja uma receita caseira para desentupir o ouvido, é mais indicado que a pessoa que estiver com o ouvido entupido por causa de cera vá a um profissional especializado, pois a região do ouvido é bastante sensível e esse método pode ser perigoso.

Cuidados ao tentar desentupir ouvido

Em casos de ouvido entupido por causa de infecção, você não deve mexer nele. Para saber se é esse o seu problema, são comuns que acompanhem a infecção alguns sintomas como dor forte, febre, diarreia, vômito e secreção amarela ou verde saindo do ouvido. É urgente buscar ajuda médica nessa situação.

Além disso, é preciso ter cuidados constantes com o seu ouvido, que é uma região bastante sensível. Embora se aconselhe, o uso de cotonetes é prejudicial, pois ao invés de remover a sujeira ou cera eu excesso, ele apenas faz com que as mesmas entrem mais ainda no canal auditivo. Para secar o ouvido após o banho, use uma toalha, passando-a somente pela região externa.