Sistema Circulatório

A principal função do sistema circulatório, também chamado de cardiovascular, é transportar oxigênio e nutrientes para os diversos órgãos do corpo humano. Para tanto, ele conta com o coração e os vasos sanguíneos. Já a circulação sanguínea corresponde a toda a trajetória que o sangue realiza pelo organismo. O percurso que o sangue faz através do corpo está completo quando o líquido passa duas vezes pelo coração. Esses circuitos são denominados de grande circulação e de pequena circulação.

Pequena Circulação

Também conhecida como circulação pulmonar, a pequena circulação consiste no percurso que o sangue faz do coração até os pulmões, bem como dos pulmões até o coração. Dessa forma, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar que se ramifica de modo que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo.

Quando nos pulmões, o sangue que está nos capilares dos alvéolos solta o gás carbônico e aspira gás oxigênio. Depois, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, por meio das veias pulmonares, as quais se ligam no átrio esquerdo.

Grande Circulação

Esse tipo de circulação também é denominado de circulação sistêmica, a qual designa o trajeto que o sangue faz ao sair do coração rumo às demais células do corpo, e vice-versa. No coração, o sangue arterial, que vem dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e deste para a artéria aorta – essa tem a função de transportar esse sangue para os diferentes tecidos do organismo.

Desse modo, quando o sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: puxam o gás oxigênio e soltam o gás carbônico, tornando o sangue venoso. Ao final, o sangue venoso realiza o caminho de volta para o coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, assim, completa-se o sistema circulatório.

Membros do Sistema Circulatório

Sangue: é um tecido líquido, que tem uma função muito importante: a de levar oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, por meio do sistema circulatório. Ao realizar o seu trabalho, o sangue retira dos tecidos o que sobrou das atividades celulares (como o gás carbônico produzido na respiração celular) e transporta os hormônios pelo organismo.

Coração

É o órgão muscular do sistema circulatório, tendo sua localização junto à caixa torácica, que está entre os pulmões. O coração funciona como uma bomba dupla de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diferentes partes do corpo.

Enquanto isso, o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões. Para funcionar, o coração impulsiona constantemente o sangue através de dois movimentos: contração – chamado de sístoles – e relaxamento, que recebe o nome de diástoles.

Partes do Coração

O órgão muscular do sistema circulatório conta com as seguintes partes:

  • Miocárdio: músculo localizado entre o endocárdio e o pericárdio, que tem a função de realizar as contrações do coração.
  • Átrios: são as cavidades superiores, que servem de caminho para o sangue chegar até o coração.
  • Ventrículos: são as cavidades inferiores, que ajudam o sangue a sair do coração.
  • Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração.
  • Endocárdio: membrana que reveste o interior do coração.
  • Válvula mitral: evita o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
  • Válvula tricúspide: previne o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito.

Artérias: são os vasos do sistema circulatório, que saem do coração e levam o sangue para o resto do organismo. A parede da artéria é grossa, construída de tecido muscular elástico, a fim de suportar a pressão do sangue. As artérias se ramificam pelo corpo, se tornam mais finas, formam as arteríolas, que, por sua vez, dão origem aos capilares – que se ligam às veias, levando o sangue de volta para o coração.

Vasos Sanguíneos: são os tubos do sistema circulatório, por onde passa o sangue e por isso estão distribuídos por todo o corpo. Os vasos sanguíneos são constituídos por uma rede de artérias e veias que se ramificam constituindo os capilares.

Veias: são os vasos do sistema circulatório, que transportam o sangue de volta para o coração. Têm paredes mais finais e a sua maioria tem a função de transportar o sangue venoso. Já as veias pulmonares transportam o sangue arterial.