Unhas Fracas

As unhas fracas são sinais de que alguma coisa está errada no seu organismo. O mesmo motivo pode levar às unhas ressecadas e quebradiças. Entre os principais motivos dessa condição estão anemia, má circulação e doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo. Além disso, dietas radicais com restrições alimentares também podem causar unhas fracas.

De forma geral, as unhas fracas são resultado de falta de nutrientes e os motivos que podem atrapalhar esse processo são variados. Hereditariedade, estresse e uso de medicamentos também estão associados a unhas fracas.

Causas das Unhas Fracas e Como Fortalecer

Quando as unhas fracas são o resultado de hipotireoidismo, é porque o transporte dos nutrientes para as unhas está dificuldade devido à redução do metabolismo. As unhas podem ganhar até mesmo aspecto ondulado nesse caso. Por outro lado, o hipertireoidismo causa unhas fracas porque o metabolismo acelera e, com isso, o transporte de nutrientes também é prejudicado. Além de fracas, as unhas ficam rasas e pode ocorrer grande queda de cabelo.

Já a má circulação pode afetar as unhas, uma vez que a insuficiência vascular periférica pode refletir nas unhas e deixá-las grossas – comum em idosos. Um dos nutrientes mais importantes para manter as unhas saudáveis é a vitamina D, que entre outras funções, é responsável pela absorção do cálcio do intestino pelo sangue. Quando o cálcio não está disponível no intestino, o organismo busca as reservas do nutriente, ou seja, nos ossos e nas unhas.

Além disso, usar produtos em excesso, como removedor e acetona nas unhas também pode enfraquecê-las. De igual forma, os produtos de limpeza, com muitos compostos químicos. Bactérias e fungos também podem causar o problema ao se instalarem nas unhas.

Conforme o tipo de problema que está provocando as unhas fracas, outros sintomas estão associados ao aspecto das unhas, facilitando o diagnostico. No caso da anemia, a unha também fica opaca, com vários sulcos transversais, formato côncavo e mesmo descolamento distal.

Quando as doenças cardíacas estão causando as unhas fracas, elas podem se curvar para baixo, alargar e ganhar coloração e/ou pontos arroxeados. Já as doenças renais engrossam as unhas, sua coloração fica cinzenta ou amarelada, com linhas transversais esbranquiçadas e metade clara e metade marrom.

No caso das doenças hepáticas, como a cirrose, pode ocorrer o que se chama de “Unhas de Terry”, ou seja, unhas esbranquiçadas na parte proximal e coloração normal na parte distal. Ela também fica amarelada, pálida, arredonda e/ou cresce de tamanho. Quando os problemas são gastrointestinais, além de fracas, ficam doloridas e se descolam da parte distal, podendo descamar e ter pontos hemorrágicos.

As diabetes engrossam as unhas, deixando seu aspecto avermelhado e com visualização de vasos na pele. Também aparecem micoses, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos. Quem tem Lúpus eritematoso pode ainda apresentar manchas brancas, descolamento da parte distal, depressões puntiformes e até hemorragia da cutícula.

Quando o caso é de reumatismo, as unhas podem amarelar, ficar com sulcos transversais, lúnula (mancha esbranquiçada e semilunar presente na base da unha) avermelhada e engrossamento sob a unha. Além de quebradiça, a leucemia pode causar o engrossamento ou perda total da unha. Por fim, a AIDS tem como sintomas as infecções nas unhas, desencadeadas por fungos, cândida, vírus e herpes, além de tumor vascular na unha.

Quais alimentos podem alterar o aspecto das unhas?

Alimentos ricos em vitamina D são os mais importantes para ajudar as unhas a se fortalecerem, entre eles, estão óleo de fígado de bacalhau ou de salmão, ostras cruas, peixes, leite fortificado, ovo cozido, carnes e manteiga. No entanto, outras vitaminas quando faltam no corpo podem causar as unhas fracas, como a vitamina A, B12, C e B3, além de zinco.

Uma alimentação variada, saudável e equilibrada é a melhor forma de garantir tudo o que se precisa. Para a vitamina D, pode-se ainda expor ao sol, principalmente, as extremidades do corpo, sem usar protetor e por isso apenas nos horários seguros, por alguns minutos diários.

Tratamentos para recuperar unhas fracas

As bases com formal são produtos que ajudam no tratamento das unhas fracas, uma vez que endurecerem as proteínas mortas, porém, não se pode aplicar muito perto da região da cutícula. Embora o mais importante seja tratar a causa das unhas fracas, alguns hábitos podem evitar que o problema ocorra, como usar luvas para as atividades doméstica e não retirar toda a cutícula, pois ela protege a unha.