Animais Herbívoros – Características e Exemplos

Os animais são classificados pelos humanos a partir de uma série de características, uma delas, está relacionada com o tipo de alimentação que eles possuem. Em uma dessas categorias estão os animais herbívoros, que se diferenciam dos demais por comerem apenas alimentos de origem vegetal e não ingerirem nenhum tipo de carne.

Na natureza, existem muitos deles, de diferentes espécies e que integram outras categorias, sendo que alguns são pouco reconhecidos por herbívoros. Eles vivem, principalmente, nas zonas temperadas do globo. Você sabia, por exemplo, que os rinocerontes, as abelhas e as borboletas são animais herbívoros? Assim como outras espécies mais famosas por essa característica, como os bois e as girafas, eles também possuem um cardápio predominantemente vegetal.

Características dos animais herbívoros

herbivoros
Cientificamente falando, os animais herbívoros podem ser chamados também de consumidores de primeira ordem ou consumidores primários. A alimentação é direta ou indireta de substâncias orgânicas produzidas pelos vegetais com clorofila.

Assim como os carnívoros, os animais herbívoros também são considerados predadores, no sentido de removerem indivíduos da população; ou parasitas, porque consomem as plantas, mas sem matá-las. Isso quer dizer que se alimentar de plantas é uma forma de controlar alguns grupos, porque diminui a sua taxa de reprodução e crescimento.

Um bom exemplo são os insetos, algumas espécies são utilizadas em plantações, a fim de controlar o surgimento de pragas. Além disso, engana-se quem pensa que todos os Animais Herbívoros são mansos. O fato de comerem plantas os deixa de certa forma em uma posição desprivilegiada na cadeia alimentar e, por isso, em especial, os de porte grande usam da sua força para se defender.

Para identificar um animal herbívoro, existe um jeito curioso: eles têm os globos oculares ao lado da face, uma vez que não precisam dos olhos na frente da cabeça, já que não caçam presas. Eles também possuem a mandíbula ligeiramente alongada, a transpiração é pelos poros, não possuem garras e a saliva e a sua urina são alcalinas.

Como os animais herbívoros se alimentam

Por ser a sua dieta majoritariamente vegetal, os animais herbívoros que integram o grupo dos grandes vertebrados têm dentes que funcionam como trituradores e também são bastante largos e os caninos não possuem ponta. Eles rasgam as fibras das estruturas do vegetal e, por isso, também precisam de um intestino mais longo.

Já os animais ruminantes que são herbívoros, a exemplo da girafa e do boi, tem um processo de alimentação que começa com eles ingerindo o alimento, que após terem as suas moléculas quebradas, no estômago, são regurgitados. Aí sim, o alimento é mastigado e deglutido, seguindo para o restante do processo digestivo.

Nesses animais, existem protozoários e bactérias que são responsáveis por ajudar no processo digestivo das fibras das plantas, que se alojam em locais específicos do estômago. Frente a isso, existem alguns dados curiosos. De certa forma, o reino vegetal se protege das espécies herbívoras. Isso acontece quando as plantas desenvolvem espinhos, resinas, pelos e compostos que são tóxicos ou tem gosto ruim para evitar que virem alimento aos herbívoros.

Por outro lado, a própria ação dos animais herbívoros, como da polinização de plantas e da dispersão de sementes, colabora para a perpetuação das espécies vegetais. Além disso, esses animais não conseguem digerir carne, mesmo assim, alguns deles comem ovos.

Assim como todos os animais, os herbívoros são fundamentais para a cadeia alimentar. Um exemplo é que são eles os responsáveis por levar a outros animais, como os carnívoros, as vitaminas contidas nas plantas, já que os carnívoros não comem vegetais.

Classificação dos animais herbívoros

Os Animais Herbívoros são classificados de acordo com a sua dieta preferencial:

  • Folívoros: comem folhas de árvores e plantas.
  • Frugívoros: ingerem frutas nativas.
  • Nectarívoros e Polímeros: ingerem o néctar e pólen das flores.
  • Granívoros: comem sementes de plantas e grãos.

Exemplos de animais herbívoros

Os animais herbívoros estão espalhados por todo o continente, o antílope, por exemplo, é encontrado na África; a anta habita a América do Sul; o camelo está na Ásia, África e Austrália; o urso panda vive no Centro-Oeste e Oeste-Sul da China; o gorila está, principalmente, na África; já os cavalos estão em diferentes países.

Outros exemplos de animais que comem alimentos de origem vegetal são os seguintes: galinha, arara, papagaio, rinoceronte, búfalo, ovelha, girafa, mosquito, morcego, tucano, vespas, gambá, sanhaço, araçari, coelho, jacu-cigano, bicho preguiça, coala, iguana e muitos outros.