Candidíase no Homem – Sintomas, Tratamento e Cura

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a candidíase não é um problema que acomete apenas o organismo feminino. É também possível se manifestar candidíase no homem. Também chamado de balanopostite, pode ser causado pelo fungo candida albicans (ou qualquer outra espécie de cândida como candida sp), que habita normalmente a pele das pessoas.

No entanto, quando há um aumento dessa população de fungos de forma anormal, tanto homens como mulheres podem ficar com o problema, que pode ter como causa o sistema imunológico debilitado ou mesmo contato sexual com parceiro(a) que esteja infectado.

Mesmo assim, a candidíase no homem é menos comum do que na mulher, porque ao contrário da vagina, onde o fungo encontra o ambiente ideal para de desenvolver – quente, úmido e escuro, o pênis não possui essas condições. Isso quer dizer que quando o homem desenvolve a candidíase, ela pode esconder um problema de saúde muito mais sério.

Sintomas da Candidíase no Homem

Nem sempre os sintomas da candidíase no homem são tão claros como ocorre para a mulher. Mesmo assim, na hora de consultar um médico especializado ele pode identificar o problema facilmente, sem a necessidade de recorrer a exames, uma vez que alguns dos sintomas da candidíase no homem são bem específicos.

Além disso, os sinais de que o homem está com a infecção costumam se manifestar quando já existe uma quantidade grande de fungos no órgão genital masculino. Ou seja, mesmo contaminado, o homem pode não apresentar sinais no começo do problema. Por isso, a importância de usar preservativo em todas as relações sexuais, mesmo quando a(o) parceira(o) é fixa(o) há bastante tempo.

Além disso, nem todos os sintomas precisam aparecer juntos. Quando surgem, os principais sintomas da candidíase no homem são:

  • Vermelhidão no pênis;
  • Placas esbranquiçadas na glande
  • Descamação da pele do pênis;
  • Ardência no pênis;
  • Coceira no pênis, que pode se espalhar para a virilha e chegar até o escroto;
  • Dor ou ardor ao longo da relação sexual;
  • Assadura na glande, onde a pele é mais fina e, dessa forma, mais propícia a ficar assada;
  • Inchaço do pênis;
  • Corrimento semelhante ao sêmen, que pode alcançar textura mais espessa e branca.

Tratamento para Candidíase Masculina

Depois de o médico diagnosticar a candidíase no homem, o mais comum é que ele receite o remédio mais apropriado, que pode ser uma pomada ou em forma de comprimidos. Também é aconselhável que durante o tratamento, o homem siga uma dieta com pouca quantidade de carboidratos, ou seja, diminuir o consumo de arroz, batata e pão, além de evitar o açúcar.

Manter a região íntima sempre seca é outra dica que vai ajudar na eficiência do tratamento da infecção. Quanto aos tratamentos caseiros, que podem ser incluídos no dia a dia, o homem pode lavar a região genital com chá de barbatimão. Nesse caso, é preciso colocar uma xícara de cascas de barbatimão em uma panela, junto com um litro de água e deixar ferver por 15 minutos.

Depois, você pode acrescentar uma colher de suco de limão e lavar a região três vezes ao dia. A cada limpeza aconselha-se fazer um novo chá, sendo que o tratamento deve durar uma semana. Outros hábitos também ajudam a eficácia do tratamento e mesmo evitar que o problema se repita. Entre eles, está evitar relações sexuais ao longo do tratamento e depois da melhora sempre usar preservativo.

Evitar o excesso de alimentos ricos em gorduras e açúcares, o que também fará bem a sua saúde, por outro lado, aumentar o consumo de alimentos com vitamina C, para fortalecer o sistema imunológico. É aconselhável, ainda, beber dois litros de água todos os dias e incluir verduras e hortaliças no cardápio diariamente. Por fim, evite o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas.

Remédios

Entre os remédios mais comuns usados para tratar a candidíase no homem estão Fluconazol, Clotrimazol, Nistatina, Cetoconazol e Itraconazol. No entanto, o paciente nunca deve automedicar-se, o que pode trazer danos mais sérios a sua saúde. Buscar ajuda médica é imprescindível nessa hora.

Cura para a Candidíase no Homem

Com o tratamento médico indicado por um profissional qualificado, a candidíase no homem tem cura. Porém, alguns pacientes podem apresentar o problema com alguma frequência. Para evitar que a infecção se repita, devem-se avaliar os hábitos de vida do paciente e o que pode estar por trás da candidíase.