Células do Corpo Humano

As células do corpo humano são as menores partes do organismo, porém, são as que estão em maiores quantidades. Estima-se que uma pessoa tenha aproximadamente 10 trilhões de células, as quais trabalham de forma integrada e permitem ao organismo funcionar em harmonia.

Assim, são as células do corpo humano as responsáveis pelos tecidos dos músculos, pela produção de energia, nutrição, reprodução e todas as demais funções que exerce. Para que tudo isso funcione, existem células em todas as partes do nosso organismo, sendo que as do sangue são os monócitos, eritrócitos, além de outras.

Já no cérebro existe a célula de Schawn ou dendrítica ou neurônio, enquanto no osso ocorrem as células chamadas osteoblasto e no músculo as células de sarcômero ou fibroblastos. As células dos olhos são as cones ou bastonetes. As adipócitos, mioblasto cardíaco, ilhotas de Langherans, células glandulares endócrinas, exócrinas e merócrinas, além de outras são mais alguns exemplos.

Tipos de células do corpo humano

Ao total são em torno de 130 tipos diferentes de células que existem no corpo humano. As células se diferenciam uma das outras por algumas características, como forma e função. Veja como funciona a divisão dos tipos de células:

Células do Sangue

São diversos tipos de células os que constituem o sangue, entre as mais importantes, estão as hemácias, que também ganham o nome de glóbulos vermelhos ou eritrócitos e possuem como função transportar oxigênio. Já os leucócitos, chamados ainda de glóbulos brancos, são os responsáveis pelo sistema imunológico, o que fazem combatendo e eliminando os micro-organismos maléficos. Já as células que têm a função de coagular o sangue são as plaquetas ou ostrombócitos.

Células do Cérebro

O cérebro é ainda um grande mistério para a medicina, mas já se sabe que ele é formado por milhões de células, de diversos tipos. Entre elas, está a micróglia, que atua na defesa do sistema nervoso; a dendrítica, que são as células imunes que têm a função de transportar antígenos; os neurônios que são células responsáveis por transmitir as mensagens; e a célula de Schwann, que age produzindo mielina que ajuda na produção dos impulsos nervosos.

Célula dos Ossos

Os  ossos também estão repletos de células, como as osteócitos, que possuem a finalidade de fazer a secreção de substâncias, e os osteoclastos que são células grandes com vários núcleos que realizam a reabsorção e remodelação do tecido ósseo. Já os osteoblastos atuam na síntese de componentes orgânicos.

Células dos Músculos

As células dos músculos também podem contar com mais de um núcleo. Entre as mais importantes para o pleno funcionamento da estrutura muscular estão as células de sarcômero, que fazem a contração muscular, e os fibroblastos, que agem na síntese de proteínas.

Estrutura das Células

Célula Eucarionte

Célula Eucarionte

As células do corpo humano possuem três partes, são elas o citoplasma, o núcleo e a membrana plasmática. Enquanto o núcleo (ou necleóide) é a região em que está armazenado todo o material genético (o genoma – DNA), a membrana plasmática é constituída por proteínas e lipídios e possui estrutura flexível. No entanto, não resistente e, por isso, possibilita que a célula mude de forma e tamanho.

A membrana plasmática também se caracteriza pela permeabilidade seletiva, isso significa que ela regula a passagem e a troca de substâncias. O citoplasma, por sua vez, é todo o conteúdo celular envolvido pela membrana plasmática, constituído de hialoplasma. Por conteúdo celular se refere às organelas, entre elas, as mitocôndrias, ribossomos, reticulo endoplasmático, complexo de golgi, lisossomos, vacúolos e centríolos. Todos são responsáveis por determinadas funções vitais.

Além disso, as células podem ser classificadas de acordo com a sua organização estrutural, podendo ser células procarióticas ou eucarióticas. Como as primeiras referem-se às células que não contam com membrana plasmática, como é o caso das algas e das cianobactérias, todas as células humanadas são eucariontes, assim como dos fungos e das plantas.

Elas também são chamadas de células eucarióticas, sendo mais complexas que as procarióticas, uma vez que contam com mais elementos. Muitas células são eucarióticas no mundo animal e vegetal, inclusive, as que têm um núcleo individualizado, separado do citoplasma. Essa célula, presente no corpo humano, consegue armazenar toda a informação genética, a fim de regular as reações que acontecem nas células.