Chás para Emagrecer Mais Rápido

Os chás são grandes aliados na perda dos quilinhos a mais, sendo que muitos deles podem ajudar nessa hora, sejam por suas características digestivas, desintoxicantes ou diuréticas. No entanto, como milagres não existem, é possível emagrecer rápido tomando chá quando junto a isso se alia um cardápio balanceado e atividades físicas.

Chá Verde Emagrece?

cha-verde2

O chá verde é um dos mais lembrados na hora de pensar nas ervas que ajudam a emagrecer rápido. Além de acelerar o metabolismo, essa erva reduz a absorção de gordura e tem ação diurética. Quanto ao metabolismo, o chá verde age ao estimular diferentes enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, incentivando a sua quebra e, por consequência, sendo usadas pelo corpo de modo mais eficiente. Ou seja, não se acumulam no organismo e, assim, não formam tecido adiposo.

Isso significa que além de contar com uma grande ação de termogênese, ajuda na oxidação das gorduras. Mas não é só isso, pesquisas apontam que beber chá verde diminui o risco de doenças, como diabetes e hipertensão. Já por combater os radicais livres, a bebida serve para a prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e o envelhecimento da pele. Ele também oferece maior saciedade, evitando que a pessoa coma mais do que o necessário, quando intercala às refeições a quantidade adequada da erva.

Contraindicações do chá verde

Mesmo com tanto benefícios, o chá verde pode fazer mal se for ingerido em demasia. Por conter cafeína, pode provocar insônia e quadros de gastrite, porque aumenta a secreção gástrica. Em excesso também prejudica a absorção de nutrientes (ferro e cálcio) pelo organismo.

Quanto as suas contraindicações, o chá verde não deve ser consumido por gestantes, já que pode reduzir o fluxo do sangue para a placenta, dificultando o desenvolvimento do feto. O mesmo vale para pessoas com hipertireoidismo, as quais estão mais propensas à aceleração do metabolismo, e para hipertensos, bem como para pessoas com glaucoma e irritações gástricas.

Pacientes em tratamento com remédios que estimulam o sistema nervoso simpático também devem evitar o chá verde.

Chá Branco Emagrece?

cha-branco

Embora o chá verde tenha muitos benefícios, outros chás podem ser ingeridos para quem deseja perder os quilinhos indesejáveis. Um exemplo muito eficiente é o chá branco, que fortalece o sistema imunológico, evitando doenças, e tira de cena os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele.

Pesquisas apontam que o chá branco pode ser ainda mais eficiente na perda de peso se comprado ao chá verde, sendo que ambos são extraídos da mesma planta (Camellia sinensis). A diferença é que as folhas do chá branco são colhidas ainda jovens, antes de passarem pelo processo de oxidação.

Nessa fase, a concentração de catequinas e polifenóis é 40% maior do que no chá verde. Essas substâncias são antioxidantes e termogênicas, assim, o efeito emagrecedor é ainda maior. O chá branco também inibe as enzimas responsáveis pela compulsão alimentar, além de desintoxicar o organismo e facilitar o emagrecimento.

Essa erva conta com outras vantagens, como a redução do o colesterol ruim, o LDL, e o fortalecimento de veias e artérias, o que evita a ocorrência de problemas cardiovasculares. Também funciona como um preventivo do câncer de pele, uma vez que melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioletas B.

E mais: tem função antigripal e anti-inflamatória e evita cáries nos dentes. Por ter origem da mesma planta, os cuidados e contraindicações são semelhantes ao do chá verde.

Chá de Hibisco

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Já o hibisco é uma flor, sendo que o seu chá também auxilia a reduzir a gordura do organismo, regularizar o intestino e combater a retenção de líquidos. Com sabor cítrico, essa planta conta ainda com muitos outros benefícios. Ela é antiespasmódica, diurética, digestiva, servindo como um leve laxante, calmante e aromatizante, bem como corante natural.

É outro dos chás que funciona como antioxidante, combatendo os radicais livres, por ser fonte de flavonoides, assim, protege o coração de doenças e a pele do envelhecimento. Outra vantagem é o auxílio na redução das taxas de lipídeos e glicose no sangue. Por eliminar as toxinas do organismo, responsáveis pela retenção de líquidos, diminui o inchaço do período menstrual.

Contraindicações do Chá de Hibisco

O chá de hibisco não possui contraindicações específicas, sendo importante levar em consideração os mesmos cuidados que se deve ter com todas as ervas. Cardíacos, mulheres grávidas e pessoas diabéticas devem conversar com o seu médico, por precaução, antes de consumirem a planta.

Chá de Carqueja

cha-de-carqueja

É bastante fácil de encontrar esse chá que regula o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, e ainda atua na quebra da gordura abdominal. É tradicionalmente usada para desintoxicar o organismo (inclusive de vermes intestinais), além de contar com ação diurética. Também é eficiente para combater a azia, dores abdominais e até mesmo para tratar gripes e diabetes.

Contraindicações do Chá de Carqueja

Mulheres grávidas devem evitar beber o chá de carqueja, o mesmo é aconselhado para pessoas que tenham hipotensão (pressão baixa) e por quem possui hipoglicemia. Diabéticos até podem beber, mas com muito cuidado.

Chá de 30 Ervas

É uma mistura de 30 plantas diferentes, que possuem propriedades diuréticas, também reduzem celulite, estrias, ansiedade, colesterol e regulam o intestino, reduzindo a prisão de ventre. Tudo isso faz com que seja outra opção entre os chás que emagrecem rápido.

Sua composição conta com pó de alcachofra, cáscara-sagrada, pau-magro, maracujá, quebra-pedra, centelha-asiática, sene, boldo-do-chile, graviola, fucus vesiculosos, douradinha, abacateiro, salsaparrilha, chá verde, carobinha, chapéu-de-couro, erva-de-bugre, dente-de-leão, espinheira-santa, carqueja, angélica, jambolão, hibisco, cajueiro, melissa, jurubeba, cavalinha, funcho sete-sangrias e pau-ferro.

Outros Chás para Emagrecer

Laranja amarga

Antecipa a queima de calorias, graças à sinefrina, uma substância que acelera o metabolismo. Também possui pectina, uma fibra que provoca maior saciedade.

Gengibre

Reduz o apetite, pois também oferece sensação de saciedade. Esse chá eleva a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura.

Cavalinha

É diurético, elimina a retenção de líquidos, bem como reduz a ansiedade e a compulsão por comida.

Alcachofra: ajuda o organismo a se desintoxicar, melhorando a digestão de gordura, o que dificulta a sua absorção e, por fim, é outra planta que acelera o metabolismo.

Leave a Reply