Como Acelerar o Metabolismo

Acelere o seu metabolismo através de alimentos, exercícios e outros hábitos para uma melhor saúde.

O metabolismo se refere ao conjunto de reações químicas que acontecem no organismo, as quais mudam ou produzem moléculas. Além disso, o metabolismo pode ocorrer através de dois processos: o anabólico ou catabólico. Numa dieta para a perda de peso, por exemplo, a pessoa passa pelo catabolismo, pois degrada algumas partículas para conseguir baixar o peso.

O anabolismo, por outro lado, acontece quando há formação de compostos, como uma dieta para ganhar massa muscular, por exemplo. Cada pessoa conta com um ritmo metabólico diferente e para saber como é o seu, é preciso avaliar uma série de aspectos, como peso, idade, sexo e atividades físicas realizadas.

Também existem alguns parâmetros para entender como funciona o metabolismo, são eles:

  • Uma pessoa que tem mais peso precisa de mais calorias para se manter com os mesmos quilos.
  • Quanto mais a idade avança, mais o metabolismo se torna lento.
  • Homens possuem maior massa muscular em relação às mulheres e o seu metabolismo é mais rápido.
  • O organismo gasta energia apenas para manter os sinais vitais. Assim, ao respirar e dormir, por exemplo, a pessoa gasta calorias, o mesmo acontece para manter o coração funcionando.
  • Quando se perde peso, a pessoa ingere menos calorias e, por consequência, o organismo exige menos energia para executar as funções vitais, tornando o metabolismo mais lento. Para que a perde de peso continue, entretanto, é preciso diminuir as calorias e aumentar os exercícios.

Como ativar o metabolismo

Quando a pessoa quer perder peso, ela deve mexer no seu metabolismo, para alcançar os seus objetivos. Uma forma é aumentando a frequência e ritmo das atividades físicas. Já quem não deseja perder peso, mas ativar o metabolismo deve, entretanto, praticar mais exercícios e não diminuir o valor de calorias ingeridas. A atividade física é essencial para ativar o metabolismo porque ele não elimina só gordura, como também cria mais massa muscular e os músculos ajudam a aumentar o gasto calórico.

Os hábitos alimentares são outros aliados do metabolismo, sendo o mais indicado fazer várias refeições por dia, sempre com reduzidas quantidades de comida. Assim, divida as três principais refeições do dia em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não vai ficar muito tempo sem receber comida e, dessa forma, não sentirá a necessidade de estocar calorias.

Em poucas semanas, o organismo já começa a se adaptar, ao ficar satisfeito com menos comida e o metabolismo também acelera em conjunto com exercícios. Ter uma boa noite de sono também é essencial na ativação do metabolismo, caso contrário, no dia seguinte o corpo estará cansado e o organismo vai liberar hormônios que desaceleram o metabolismo. Outro problema é pular o café da manhã, pois isso retarda o metabolismo, já que o organismo fica um longo tempo sem se alimentar. Beber pouca água também engorda, pois o corpo fica desidratado e funciona mal. Outra dica é tomar água gelada, que ativa o metabolismo.

Alimentos que ativam o metabolismo

Além dos carboidratos, que fornecem energia para o organismo gastar e acelerar o metabolismo, há muitos outros tipos de alimentos que ajudam a torná-lo mais rápido, como é o caso das proteínas, que colaboram na formação de músculos. Porém, o melhor é optar pelas proteínas magras, como peixe, frango, ricota, ovo, soja orgânica, entre outros.

Já na hora de escolher os carboidratos, é melhor optar pelos grãos integrais, legumes, frutas e verduras, que são ricos em fibras e pobres em gorduras. Por outro lado, alguns tipos de gorduras também são importantes, pois permitem que a energia seja gasta de forma mais homogênea. As gorduras amigas do metabolismo são as que ajudam a limpar as artérias e são encontradas na castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão e pistache.

As oleaginosas citadas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, que promovem o aumento do gasto de energia, além de contarem com muitos outros minerais e vitaminas importantes para o organismo. Azeite de oliva extra virgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol também são alimentos ricos em gordura boa.

Confira outros alimentos aliados do metabolismo

Chá verde e branco

cha-verde

Melhor se ingerido sem açúcar, é antioxidante e seus compostos diminuem o colesterol ruim.

Frutas diuréticas

abacaxi

São aquelas que ajudam o trânsito intestinal, entre elas estão a melancia, o abacaxi, o melão, o mamão, a ameixa e a laranja.

Alimentos roxos

repolho-roxo

Repolho roxo, uva roxa e mesmo o vinho tinto contam com flavonóides, que varrem os radicais livres e protegem os tecidos contra eles.

Pimenta

Pimenta Vermelha

Possui capsaicina na parte mais esbranquiçada, as quais queimam calorias dos estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal.

Exercícios que ativam o metabolismo

Muitos exercícios ajudam na ativação do metabolismo e nem todos eles exigem que você vá para a academia. Algumas atividades físicas podem entrar na rotina do seu dia-a-dia, como pular corda, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar, levar o cachorro para passear e mesmo caminhar.

Esses são considerados exercícios aeróbios, que são amigos do metabolismo porque ajudam a manter o equilíbrio dos principais grupos musculares, além de favorecer o gasto energético diário. Como exercícios aeróbios entendem-se aqueles que contêm repetições de movimentos sem sobrecarga. Você também pode subir as escadas do seu prédio ao invés de pegar o elevador, isso já contribui para o seu metabolismo.

A atividade física é ainda mais importante com o passar dos anos, uma vez que aos poucos os músculos tendem a encolher e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Dessa forma, é importante complementar as atividades físicas na academia, realizando musculação. Para tornar a musculação mais eficiente, você deve programar treinos intercalando atividades de intensidade forte e fraca. Isso pode elevar a frequência cardíaca a 90%, aumentando o metabolismo ao máximo.

Exercícios que proporcionem adrenalina também são ótimos para ativar o metabolismo, como corrida de montanha, rafting ou mountain bike. Devido ao estado de alerta necessário para esse tipo de prática, o corpo produz hormônios que aceleram o metabolismo. As corridas, alias, são muito eficientes, sendo que você pode dar uma pequena corrida quando enxergar um morro, no trajeto para casa.

Leave a Reply