Como Calcular o Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é formado pelo período que antecede a menstruação, pela menstruação em si e pelos dias que seguem a mesma. As três fases do ciclo menstrual são divididas conforme as alterações hormonais do organismo, que se repetem todos os meses. Quem possui ciclo menstrual regular conta com ciclos com média de 28 dias, podendo variar entre 23 e 35 dias, o que vai depender do corpo de cada mulher.

Como calcular o ciclo menstrual para não engravidar

Para saber qual é a duração do seu ciclo menstrual, quando inicia e quando termina, a forma mais fácil é ter o hábito de sempre marcar em um calendário o dia que a menstruação inicia, todos os meses. Dessa forma, é possível ver o seu padrão pessoal e prever o dia da ovulação.

Saber disso é fundamental para quem não quer engravidar, pois com esse método é possível evitar as relações sexuais nos dias de maior ovulação. No entanto, quem não quer engravidar deve aliar os métodos contraceptivos, para não correr o risco de iniciar uma gestação indesejada.

Nesse sentido, calcular ciclo menstrual é mais útil para quem quer ser mãe, pois nos dias da ovulação é a melhor fase para manter relações e aumentar as chances de engravidar. Para tanto, é preciso marcar no calendário o primeiro dia da menstruação (primeiro dia do ciclo menstrual) e a partir de então contar 14 dias. É no meio do ciclo o dia que normalmente a ovulação está no seu auge.

Isso funciona para as mulheres que possuem ciclos regulares de 28 dias, sendo que se o ciclo é de 30 dias, o dia da ovulação será o 15º. Também é preciso levar em consideração que de dois a três dias antes e depois do dia que está no meio do ciclo também são propícios à concepção, os quais formam o período fértil.

Nesse período, o óvulo é liberado por um dos ovários na trompa de Falópio e permanece no organismo por alguns dias para ser fertilizado. Caso isso não ocorra, ele é eliminado na sequência, na forma de menstruação. De qualquer forma, quem não quer engravidar deve usar preservativo (camisinha) ou outro tipo de método contraceptivo, pois mesmo fora do período existem chances de iniciar uma gestação.

Um dos motivos para que isso seja possível é o fato do espermatozoide poder permanecer ativo dentro do corpo da mulher até três dias após a relação sexual. Dessa forma, se a mulher tiver relações três dias antes de iniciar o seu período fértil ela não está livre de uma gravidez indesejada.

Cálculo do ciclo para menstruação irregular

Uma mulher que deseja calcular o seu ciclo menstrual quando ele for irregular encontra mais de dificuldade, já que o seu ciclo não tem sempre a mesma duração e por consequência mudam os dias do seu período fértil. Portanto, quem deseja engravidar pode se valer de outras técnicas, como o teste de ovulação, a venda em farmácias, que sinalizam se a mulher está ovulando.

Também é possível identificar o período fértil ao estar atenta aos sinais que o corpo dá, como o corrimento que se semelhante à clara de ovo. Uma mulher mesmo com ciclo irregular pode marcar no calendário a data da sua primeira menstruação (quando inicia o ciclo) e depois de alguns meses avaliar se existe um padrão. Isso pode ajudar a prever quando a menstruação vai iniciar, porém, não é seguro para evitar uma gravidez indesejada.

Período Fértil

O período fértil de uma mulher costuma ter duração de sete dias, sendo que o dia do meio do seu ciclo, ou seja, o 14º para ciclos regulares de 28 dias é a data mais fértil. O período abrange ainda os três dias antes e os três dias depois. Além do corrimento que se torna mais amarelado e espesso, há também o aumento da temperatura do corpo (temperatura basal) que são os indícios de que a mulher está ovulando.

Existe um cálculo para saber qual o período fértil de uma mulher com ciclo menstrual irregular, mas que devido a sua falta de exatidão serve apenas como indicativo e por isso não é indicado para evitar uma gravidez. Para tanto, basta marcar no calendário os ciclos menstruais por seis meses e depois fazer uma média da duração dos ciclos, dividindo pelo número 6.

Tabelinha

A tabelinha já foi considerada um método contraceptivo, mas devido a sua ineficiência é aconselhada apenas como ferramenta para quem deseja engravidar mais rápido. Para tanto, basta marcar no calendário o início de cada ciclo, o que vai ajudar a saber quais os dias mais férteis.