Como Clarear a Pele

Uma forma de eliminar as manchas da pele, em especial, do rosto, mas também do resto do corpo, é com receitas caseiras para clarear a pele, que fazem uso de produtos que provavelmente você já tenha em casa. Além de ser prático é mais barato do que comprar cremes, sendo que com as receitas caseiras o tratamento é mais natural.

Descubra como clarear a pele do rosto

Em geral, é o rosto que sofre mais com as manchas na pele, seja por causa da exposição solar, devido à acne e outros motivos. Assim, existe uma série de maneiras de como clarear a pele do rosto. Uma das mais tradicionais receitas é a do suco de limão, que ajuda a iluminar a cútis, graças à ação do ácido cítrico, que funciona como um antioxidante natural.

Para tanto, basta fazer um suco e em seguida aplicar o mesmo na pele com um cotonete limpo. O indicado é passar no rosto o suco antes de dormir, pois, se você usar o limão e se expor ao sol, a sua pele vai ficar manchada. Por isso mesmo, ao acordar, lave bem o rosto com água em abundância.

Se depois de aplicar o suco a sua pele ficar seca, use um hidratante e no caso dela ser sensível, dilua o suco de limão em água filtrada. Outra fruta que ajuda a como clarear a pele é o mamão, já que a enzima que o alimento possui, a papaína, esfolia a pele, facilitando sua a renovação. Para usar a fruta, faça uma máscara com um mamão e aplique na pele, deixando agir por 20 minutos. Por fim, enxague bem o rosto e use um creme hidratante.

Usar protetor solar em todas as partes expostas sempre que sair para a rua, mesmo quando o tempo estiver nublado, não só vai prevenir de futuras manchas como também tratar a pele manchada. Além disso, quando a pele escura aparece em regiões mais sensíveis, como axilas e virilhas, e mesmo no rosto, isso pode ser o resultado da transpiração excessiva.

Além da oleosidade e do desiquilíbrio hormonal, assaduras e mesmo o uso inadequado de cremes e desodorizantes podem causar as manchas, escurecendo a pele. No caso da acne, a melhor forma de evitar manchas é não espremer as espinhas, mas sim, buscar tratamento medicamentoso ou natural para combatê-las. Evitar o uso de desodorizantes ou cremes com álcool, bem como de lâmina para a depilação e roupas coladas na pele são outros cuidados que podem evitar o surgimento das manchas na pele.

Como clarear a pele queimada

Na maioria das vezes, as manchas no rosto são o resultado da falta de cuidado que se tem ao se expor no sol. O protetor solar é imprescindível nessa hora, sendo tanto uma prevenção como um tratamento para clarear a pele queimada. O recomendado é aplicar o produto com fator 15, no mínimo, sendo que quanto mais clara a pele maior deve ser o fator. Se você entrar no mar ou na piscina, deve reaplicar o protetor em seguida.

Remédios caseiros para clarear a pele

Outro ácido presente nos alimentos que ajuda a clarear a pele é o láctico, que se encontra no leite e seus derivados. Dessa forma, aplicar iogurte natural no rosto, como uma máscara e deixar o conteúdo descansar por 20 minutos vai ajudar a renovar as células. De igual forma, é preciso retirar bem o produto da pele depois do tempo decorrido e passar um creme hidratante.

soro de leite também é fonte de ácido láctico, podendo ser usado para fazer uma receita caseira para clarear a pele. Para tanto, misturar meia xícara de soro de leite com duas colheres de farinha de aveia e aplique no rosto. Aguarde 20 minutos e depois o lave bem.

Já o leite de magnésia possui ação despigmentante, ajudando a reduzir manchas por meio de seu clareamento, o mesmo faz com a oleosidade da pele. Enquanto isso, a clara de ovo deixa a pele com uma cor uniforme, graças a sua concentração de albumina e colágeno, as quais são altamente cicatrizantes.

Assim, você pode fazer uma receita batendo a clara em neve e misturando com o leite de magnésia. Depois aplicar na região manchada e com a ajuda de um algodão, massageando levemente. Aguarde 20 minutos e retire com água fria. Essas receitas devem ser usadas com o rosto bem limpo e podem ser repetidos a cada 15 dias.

Produtos para clarear a pele

Produtos com hidroquinona, ácido fítico, ácido retinóico e ácido kójico são alguns dos eficientes para o tratamento de remover manchas, clareando a pele. Alguns remédios que funcionam para tirar manchas são Demelan, Differin, Melani-D La Roche, Klassis, Melora D4, entre outros.