Como Fazer o Cabelo Crescer mais Rápido

Saiba por que os cabelos nascem fracos e quais os alimentos e hábitos que ajudam os seus fios a crescerem mais rápido e com saúde.

Os cabelos são o principal foco de cuidado de muitas mulheres que sempre estão procurando novos tratamentos e produtos para deixá-los macios e brilhantes. Porém, alguns hábitos e alimentos podem ser o suficiente para ajudar os seus fios a crescerem mais rápidamente e, o melhor de tudo, fortes e saudáveis.

Por que os cabelos tornam-se fracos?

Cabelos fracos e que demoram a crescer são assim por diferentes motivos, um deles é a falta de ácido fólico no organismo. Os baixos índices desse nutriente resultam em queda e cabelos fracos. Para reverter esse quadro, é preciso incluir no cardápio alimentos ricos em ácido fólico (ou vitamina B9), que também potencializam os benefícios da vitamina B12, importante igualmente para os fios.

Estresse e ansiedade também são outros inimigos da saúde do organismo e, por consequência, reflete nas madeixas. Mesmo com a correria do cotidiano procure se preocupar menos e aproveitar melhor a vida. Alguns hábitos também não combinam com cabelos saudáveis, veja quais são alguns deles:

Químicas

Existem pessoas que naturalmente possuem cabelos mais finos e eles costumam sofrer com alguns procedimentos, como progressiva e definitiva. Por isso, é melhor evitar esses tratamentos ou, ao menos, não realizá-los com frequência.

Calor

O calor dos secadores é crucial para alguns cabelos, inclusive, quando é usado para fazer escova, pois o puxar e esticar também deixa o couro cabeludo sensível. Assim, diminua a frequência e não use secadores todos os dias.

O que comer para fortalecer os cabelos?

Você já deve ter ouvido a frase: somos o que comemos e quando se fala de cabelos não é diferente. Uma dieta balanceada faz bem a todo o organismo, inclusive, na hora do aparecimento dos novos fios. Além disso, alguns alimentos são os grandes aliados dos seus cabelos. Confira quais são eles e inclua em seu cardápio, porém, sem excessos:

Aveia

aveia
Esse alimento é rico em muitos nutrientes e vitaminas, mas os que agem no crescimento e desenvolvimento dos pelos são os ácidos graxos poliinsaturados (PUFAs) também conhecidos como ácidos graxos ômega-6. Eles são benéficos, ainda, para a pele, sendo que você pode ingerir a aveia de formas variadas, como adicionando a bolos e pães, colocando por cima de saladas e fazendo mingau com frutas.

Nozes

nozes

Outra aliada dos cabelos, porque são os alimentos mais ricos em ácidos graxos ômega-6 que existem, mas também são fontes de outros minerais, importantes para as demais funções do organismo.

Sementes de abóbora

sementes-de-abobora

Também são ricas em nutrientes, inclusive, os que favorecem o crescimento dos cabelos, como proteína, ácidos graxos ômega-6, zinco e ferro. As sementes são comidas como tira gosto, uma dica é ingeri-las em conjunto com as nozes e outras sementes como lanche entre as refeições.

Ameixas

ameixas

Entre os seus inúmeros benefícios, está oferecer um aspecto saudável as suas madeixas, em especial, devido ao ferro que possui. Quem sofre com a falta deste mineral no organismo costuma perder de cabelo, além deles se tornarem ressecados, finos e descoloridos. Combinam como lanche entre as refeições.

Feijão

feijao

Além de ser um dos alimentos mais ricos em ferro, esse tipo de leguminosa conta ainda com grandes quantidades de zinco e proteína. Ambos os nutrientes são aliados dos cabelos. Assim como a ameixa, uma dieta pobre em feijão pode causar fios insalubres e aumentar a sua queda.

Ervilhas verdes

ervilhas-congeladas

Elas também são importantes por contarem com uma grande quantidade de vitaminas e minerais variada nas quantidades certas, inclusive as vitaminas do complexo B, ferro e zinco.

Ovos

ovos-fritos

Esse alimento é essencial no desenvolvimento de pelos no corpo, inclusive, os fios da cabeça, devido ao alto teor que possui de proteínas, vitamina B12, ferro, zinco e ácidos graxos ômega-6. Além disso, é rico em biotina (vitamina B7), a qual tem sua falta associada à queda de cabelo.

Sardinhas

sardinhas

Esse tipo de peixe defumado é fonte de proteína, ferro, zinco, ômega-3, vitamina D e uma quantidade imensa de vitamina B12. Ou seja, tudo o que você precisa para deixar os fios brilhosos e fortes.

Camarão

camarao

Conta com altos valores de vitamina B12, ferro e zinco – não precisa falar mais nada sobre a sua importância no cardápio de quem deseja devolver a beleza aos cabelos.

Quais hábitos ajudam o cabelo a crescer mais rápido?

Além dos alimentos que possuem as vitaminais e nutrientes ideias para ajudar no crescimento rápido e fortalecimento dos fios, existem muitos hábitos que devem se incluídos no seu dia-a-dia. Não é difícil praticar esses truques, basta torná-los hábitos, confira os principais:

Massagem e limpeza

massagem-couro-cabeludo

O couro cabelo adora uma massagem e além de ativar o crescimento dos fios, através do estímulo da circulação sanguínea, as massagens ajudam a soltar a camada de sujeira e oleosidade que se forma no couro cabeludo.

Sujeiras e resíduos atrapalham a velocidade do crescimento dos fios, pois dificultam a oxigenação do couro e a troca celular. Lavar os fios também elimina a oleosidade excessiva do caro cabeludo, que provoca a queda. Assim, lave os seus fios mais de uma vez por semana.

Xampus e condicionadores

O produto que você usa é essencial na qualidade dos seus cabelos, os xampus sem sal e os condicionadores anti-resíduos são as melhores opções. No entanto, nem sempre o antirresíduos deve ser utilizado com muita frequência, como é o caso dos cabelos secos, que tendem a ficar ainda mais secos. Se esse for o seu caso, use somente como complemento do tratamento capilar.

Composição

Crie o hábito de ler os rótulos dos produtos e opte pelos que possuam proteínas vegetais ou aminoácidos na sua composição, bem como o óleo de abacate, os quais são substâncias que fortalecem os fios.

O que mais fazer para cabelo crescer rápido?

Outra dica é buscar a ajuda de um profissional da saúde, como um dermatologista, que pode receitar um tônico capilar. Esses produtos funcionam, mas são manipulados e, por isso, precisam de receitas, além de ser importante o acompanhamento médico nesses casos. Com os suplementos funcionam da mesma maneira, embora sejam alternativas eficientes para os casos mais graves, a melhor forma de saber qual é o mais indicado para você é com a orientação de um especialista.

Leave a Reply