Como Perder a Barriga de Forma Saudável

Confira as melhores e mais saudáveis técnicas para perder os quilinhos a mais que insistem em se acumular na sua barriga. Quem deseja perder barriga de forma saudável deve saber que não existe milagre. Por isso, o primeiro passo é ter paciência, pois os resultados são em longo prazo, uma vez que o emagrecimento gradativo é uma prova que o organismo está se adaptando à nova dieta. Dessa forma, você não vai apenas perder os quilinhos indesejáveis como também vai passar por uma reeducação alimentar.

Alimentos que ajudam a perder barriga

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, é a forma mais saudável de perder peso. No entanto, quando se trata de perder barriga, alguns alimentos são mais eficientes, como os ricos em fibras solúveis, pois reduzem a gordura abdominal, que na realidade é considerada o tipo de gordura mais perigoso para a saúde. A fibra solúvel é eficiente, porque no estômago ela diminui parte da absorção da gordura e do açúcar dos alimentos. Além disso, esse nutriente ajuda a controlar e reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, bem como a diminuir a insulina no sangue. A ingestão de fibras também vai ajudar a perder os quilinhos de outras partes do corpo, pois em contato com a água, esse nutriente forma um tipo de gel no estômago, que aumenta o seu conteúdo e oferece maior sensação de saciedade. Ou seja, de quebra, você também sente menos fome e come menos. No entanto, esses alimentos apenas devem estar incluídos na dieta e não serem os únicos do cardápio.

Veja quais são os principais alimentos ricos em fibras solúveis

Aveia

aveia A aveia é muito rica em fibras solúveis, inclusive o seu farelo. Você pode consumir o alimento adicionando às saladas, iogurtes e fazendo mingau com frutas.

Leguminosas

lentilha Ervilha, feijão, lentilha e o grão de bico são leguminosas com alto valor de fibras solúveis. Você pode variar e, cada dia, escolher um tipo diferente para adicionar ao seu almoço.

Frutas

SONY DSC Bergamota ou mexerica, laranja, manga, maçã e abacaxi são as frutas mais eficientes na hora de perder barriga, além de contarem com muitos outros minerais e vitaminas.

Legumes

cenoura Alimentos como a cenoura possuem fibras solúveis que ajudam na redução do peso.

O que não comer para perder barriga

Além de investir nos alimentos que favorecem a perda de barriga, é importante eliminar todos aqueles que não combinam com uma alimentação saudável. Alimentos ricos em sal, açúcar e gordura (como os alimentos fritos, margarina, pele de aves e gordura de carnes) devem ser evitados, pois além de prejudicar a sua dieta fazem muito mal para a saúde do organismo. Alimentos industrializados também são outros venenos, pois eles contam com baixíssimo valor nutricional, mesmo quando possuem ingredientes como legumes, frutas, entre outros. Os produtos químicos que são aditivados em comidas congeladas, sucos de caixinha e outros não compensam o pouco de nutrientes que se pode absorver. Além disso, esses alimentos costumam levar muito sal, o que provoca a retenção de líquidos, aumentando a sensação de inchaço. O mesmo acontece com os temperos prontos. As bebidas com gases também são inimigas da perda de peso, além de açucaradas em demasia, aumentam o volume abdominal.

Exercícios que ajudam a perder barriga

Mesmo seguindo ao pé da letra uma dieta equilibrada, com variedade de alimentos e priorizando as opções ricas em fibras solúveis, os exercícios são grandes aliados para que o seu objetivo de perder barriga se concretize. O emagrecimento de forma geral para ser saudável não depende apenas da alimentação, mas de muitos outros hábitos, como as atividades físicas. Por outro lado, os exercícios sozinhos também não eliminam a barriga, na realidade o que eles fazem, é fortalecer os músculos do abdômen. Porém, as atividades que tem os seus movimentos concentrados nessa região aliados a uma dieta adequada trazem bons resultados na perda da barriga. Para ser eficiente, você deve praticar os exercícios de duas a três vezes por semana com progressão de series e repetições. Mas sempre respeitando os seus limites. Confira dois exercícios simples e que ajudam a perder a tão famigerada barriguinha:

Bicicleta no solo

Deite, una as pernas e as eleve um pouco acima do chão. Enquanto as pernas precisam ficar levemente flexionadas, as mãos se posicionam atrás da cabeça. Depois, flexione um dos joelhos formando um ângulo de 90 graus e estique a outra perna perto do solo. Ao mesmo tempo, leve o cotovelo oposto à perna estendida em direção ao joelho. Ao finalizar, o exercício deve ser feito do outro lado.

Abdominal reverso

Deite e deixe os joelhos semiflexionados, contraia o abdômen e eleve o quadril levemente do chão. As pernas devem fazer movimentos como se estivessem empurrando o teto com a sola dos pés. Esses são apenas dois de tantos outros exercícios abdominais que fortalecem os músculos da parede abdominal. Mesmo o abdominal tradicional é eficiente, sendo que as suas variações tornam a atividade mais dinâmica e eficiente. Esses exercícios também ajudam no fortalecimento de pernas e bumbum.

O que mais fazer para perder barriga

O crescimento pessoal dos indivíduos está, entre outros aspectos, na capacidade de mudar os seus hábitos para melhor. O mesmo acontece quando se deseja perder barriga, pois ao longo da vida é normal que se crie uma série de hábitos errôneos, que mais cedo ou mais tarde precisam ser revisados. Além de alimentação equilibrada e saber optar pelos melhores exercícios para perder os quilinhos a mais, a forma como se come é de vital importância. Os alimentos crus, por exemplo, embora sejam menos saborosos, contem mais nutrientes que os fervidos, cozidos, assados e fritos, por isso, eles devem ser privilegiados. Começar sempre as refeições com um prato de salada é a melhor forma de se alimentar, pois dessa forma, você estará forrando o seu estômago, o que ajuda a controlar a sensação de fome. Outro truque é comer uma pêra 20 minutos antes do almoço ou jantar, pois assim, o seu apetite diminui. Alimentos como pimenta vermelha, chá verde, gengibre e água gelada aumentam o metabolismo, o que ajuda o organismo na perda de calorias, mesmo quando você estiver parado. Cinco copos de água por dia significam 200 calorias a menos. Mesmo a água em temperatura normal é muito importante, pois ela hidrata o intestino, regularizando o seu trânsito. O ideal é sempre fazer várias refeições por dia, sempre em pequenas quantidades, ao contrário de apenas almoçar e jantar quando se está com muita fome, o que vai fazer com que você coma muito mais. Por fim, ler as embalagens dos alimentos vai ajudar na escolha das opções mais saudáveis.

Leave a Reply