Como Tirar Manchas de Espinhas

As espinhas no rosto e demais partes do corpo, as chamadas acnes, costumam aparecer durante a adolescência, por causa das mudanças hormonais e devido à oleosidade da pele. Elas se caracterizam pelas colisões cheias de pus sobre a pele e quando não são tratadas de forma adequada costumam deixar machas. A seguir você irá aprender como tirar manchas de espinhas do rosto e exibir uma pele mais bonita e saudável.

Ao encontrar uma espinha, principalmente no rosto, o primeiro instinto é o de mexer nela, querendo espremê-la. No entanto, esse procedimento só agrava o problema, podendo infecionar o local, devido às bactérias das mãos sujas. O melhor, portanto, é não mexer, mas se isso acontecer e resultar em manchas existem formas caseiras de amenizá-las.

Remédios Caseiros para Tirar Manchas de Espinhas

espinhasCom produtos que possivelmente você possui em casa é fácil tirar as manchas de espinhas. Um deles é o azeite, que também hidrata o rosto. Para tanto, basta colocar algumas gotas em um pedaço de algodão, aplicar nas machas da pele e deixar agir por alguns minutos. Ao final, lave bem o rosto com água fria.

Quando as manchas de acne forem mais escuras você pode usar o suco de limão, que deve ser aplicado na região com algodão, pressionando-o com cuidado. Porém, nesse procedimento você não deve se expor ao sol, caso contrário, o limão vai manchar a sua pele e, por isso, depois de aguardar alguns minutos, deve-se lavar bem o rosto com água em abundância.

O ácido ascórbico do abacaxi é outra substância eficiente para remover as manchas de espinhas. Assim, a dica é deixar um pedaço da fruta sobre a pele por alguns minutos. Por fim, lave bem a região. Outro remédio caseiro para tirar manchas de espinhas é a exfoliação da pele, que você pode fazer em casa com açúcar.

Para mostrar a sua eficiência, o método deve ser repetido a cada 15 dias. O procedimento consiste em colocar uma colher de açúcar no creme hidratante que você costuma usar e passar no rosto, delicadamente, com movimentos circulares. Em seguida, enxague a área com água fria. A babosa, também conhecida como Aloe Vera, também funciona e deve ser usada somente duas vezes ao dia.

Para tanto, retire o conteúdo que fica dentro das folhas da planta e que se assemelha a um gel. Deixe a substância sobre a mancha por 20 minutos e depois enxague com água fria. O tomate é outra dica para remover cicatrizes geradas pela acne, graças à vitamina A que possui.

Para usá-lo, triture meio tomate e aplique-o sobre a área manchada, deixando agir por 15 minutos e, após, retire com água morna. Para remover cicatrizes de acne, você pode usar, ainda, mel, aplicando uma camada sobre a macha e esperar 15 minutos, depois, enxague bem.

Tratamento para Espinhas

Para evitar as espinhas, é importante manter a pele hidratada e principalmente limpa, o que é feito com água e sabonete para retirar a oleosidade. Quando a pele é oleosa naturalmente, não se devem aplicar produtos em forma de óleo e o creme hidratante deve ser específico para o tipo de pele, bem como a maquiagem.

Os tratamentos medicamentosos para pessoas com muita acne devem ser prescritos e indicados somente por um profissional especializado, como o dermatologista. Geralmente, produtos à base de ácido salicílico ou glicólico e os anti-inflamatórios, como o peróxido de benzoíla, são os mais prescritos. Roacutan também é usado em casos severos, além de Adapaleno e Tretinoína, bem como os antibióticos, entre eles, limeciclina, tetraciclina e azitromicina. O médico pode receitar, ainda, o uso tópico com clindamicina e eritromicina.

Já que a melhor forma de tratar as espinhas é prevenir-se, recomenda-se diminuir o consumo de chocolate. Embora não se tenham estudos definitivos sobre o tema, costuma gerar resultados. Alimentos com muita gordura, açúcar e leite também podem causar acne e por isso devem ser evitados a fim de prevenir contra a acne.

Outra dica é não deixar o cabelo sobre a região do rosto que tem espinhas. Por mais que isso pareça ser uma forma de escondê-las, o contato do cabelo com a pele pode deixá-la mais oleosa. Beber água é uma forma de manter o corpo e, inclusive, a pele hidratada, por isso, consumir dois litros de água por dia também ajuda, de forma indireta, na prevenção.