Contratura Muscular – Sintomas e Tratamentos

A contratura muscular é bastante comum e está muito relacionada à maneira como as pessoas mantem a sua postura no dia a dia. Quando o músculo se contrai de modo errado e não volta mais ao seu estado normal de relaxamento se diz que houve uma contratura muscular. Ela pode ser comprovada quando o indivíduo passa a mão sobre o músculo e percebe que uma parte está mais rígida e dolorida.

O local afetado também ganha um tipo de nódulo, em forma de bolinha. É bastante comum que pessoas que passam horas sentadas em escritórios, sempre na mesma posição e por um longo período de tempo, tenham esse problema. A falta de exercício durante o dia, a realização de uma atividade física muito intensa e mesmo a tensão do corpo em momentos de estresse causam contratura muscular.

Quando a pessoa se mantem em uma posição inadequada, seja trabalhando ou na hora do descanso, e ao exigir do músculo um trabalho que está aquém da sua capacidade também pode ocorrer a contração do músculo. Outra causa é a subluxação na coluna vertebral, ou seja, quando uma vértebra sai do seu alinhamento normal com a vértebra inferior e superior.

Desse modo, ocorrem desequilíbrios nos músculos, sendo que alguns comecem a trabalhar mais do que os outros. Isso ocasiona contratura constante, pois se o problema comprimir a artéria e diminuir o seu fluxo sanguíneo, o músculo vai sofrer contraturas mais facilmente. Por fim, a dor se torna maior, já que a falta de sangue ativa os nervos da dor.

Contratura muscular nas costas

A contratura muscular nas costas pode ser a consequência ou a causa da dor na coluna. Além disso, esse tipo de contratura é a mais comum, estando associada principalmente à má postura ou a permanência longa em uma mesma posição. Além das costas, ombros e pescoço são os mais afetados.

A contratura na coluna ou em qualquer parte do corpo pode afetar pessoas de qualquer idade. Resumindo, as suas causas estão principalmente associadas aos seguintes fatores:

  • Postura inadequada;
  • Estresse psicológico;
  • Falta de alongamento, de flexibilidade e de rigidez muscular;
  • Cansaço;
  • Falta de fortalecimento muscular;
  • Falta de aquecimento antes de exercícios físicos.

Sintomas da contratura muscular

Dor ou sensação de dolorido, como um desconforto, no local que sofreu a contratura muscular é o único sintoma registrado do problema. A intensidade do incômodo vai depender do grau de seriedade, ou seja, qual foi o nível da Contratura Muscular.

Tratamentos para contratura muscular

Quando ocorre contratura muscular nas Costas ou em qualquer outro local, é indicado repousar uma bolsa de água quente no local afetado, durante 20 minutos. O procedimento pode ser repetido até três vezes, todos os dias, até que se perceba a melhora. Massagens localizadas e específicas no local lesionado podem reduzir ou eliminar o problema.

No entanto, isso deve ser feito apenas por um profissional capacitado. Caso contrário, a lesão pode aumentar. A massagem correta vai dissolver o nódulo que se formou no músculo e reparar o aporte sanguíneo da região. Em alguns casos, é preciso realizar sessões de fisioterapia para resolver o problema, sendo indicada para contraturas graves, com muita dor ou em grande número.

O profissional da saúde pode prescrever um remédio para complementar o tratamento, indicado para casos que ocorram espasmos, a fim de reduzir o tônus muscular, pois conta com função sedativa. Existem ainda outras técnicas para tratar o problema, sendo as de correção de desequilíbrios musculares, correção de má postura e reeducação postural algumas delas.

Essas técnicas também são preventivas e podem evitar que o problema se repita. A avaliação do padrão de caminhada e o uso de palmilhas para correção postural também pode ser eficiente em alguns casos. Outras técnicas que mostram resultados satisfatórios são Pilates, Acupuntura e Yoga.

Além disso, é preciso manter uma postura correta ao estar sentado e/ou em pé. Quem fica em uma mesma posição por muito tempo, deve dar pausas curtas para uma caminhada, mesmo dentro do escritório e fazer alongamentos. Alongar os braços para cima, a cada hora de trabalho na frente do computador, pode reduzir a propensão à contratura muscular.

Já quem se exercita não pode fugir dos exercícios de alongamento e de aquecimento que obrigatoriamente devem anteceder qualquer atividade.