Danças Folclóricas

As danças folclóricas no Brasil são muitas e cada estado brasileiro ou região costuma ter a suas mais representativas. Assim como outros traços da cultura regional, as danças folclóricas tem sua origem de antigos costumes indígenas e/ou africanos, além de ganharem influência das culturas dos povos colonizadores.

Conheça algumas das danças folclóricas do país

Bumba meu Boi

Também chamada de Boi-bumbá é tipicamente dançada no nordeste e norte brasileiros. Sua origem é bastante diversificada, sendo que está atrelada à cultura indígena, africana, portuguesa e espanhola. Além da dança em si, o Bumba meu Boi realiza uma representação teatral, que tem como foco a história da vida e da morte do boi, a qual deve ser declamada enquanto os personagens dançam.

Samba de Roda

Embora seja comum em todos os estados brasileiros, o Samba de Roda teve sua origem na Bahia, no século XIX. A dança está relacionada à capoeira e ao culto dos orixás, sendo que o seu aparecimento foi estimulado para preservar a cultura dos escravos africanos. O Samba de Roda é uma variante do samba, ainda mais tradicional na região do Recôncavo Baiano.

Frevo

A dança é típica do carnaval de Pernambucano, sendo que apareceu no século XIX. Embora se assemelhe às marchinhas carnavalescas, o Frevo não conta com letras, mas sim, com pequenos guarda-chuvas coloridos que são usados como elemento coreográfico dos dançarinos. Já o termo Frevo tem origem da palavra ferver, já que se trata de uma dança com movimentos frenéticos.

Maracatu

A palavra significa dança ou batuque para a cultura africana. Nasceu na região nordeste, sendo muito praticada, principalmente, em Pernambuco. O ritmo e a dança do Maracatu apresentam intensos atributos religiosos, mesclados com elementos indígenas e europeus, além de afro-brasileiros.

Baião

Influenciada pelas danças indígenas e pela música caipira, é uma manifestação folclórica do nordeste do país que faz uso de movimentos que se assemelham ao Forró. No entanto, o Baião é dançado em pares e a sua temática sempre gira em torno do cotidiano e das dificuldades da vida dos nordestinos.

Quadrilha

Popularizou-se em todo o país, a partir do século XIX, inclusive, nas festas juninas, em decorrência da influencia da Corte Portuguesa. Essa dança é realizada em duplas de casais que se vestem com trajes tipicamente caipiras.

Catira

Chamada ainda de Cateretê, é uma dança folclórica comum em diversas regiões do Brasil. Embora não se conheça com exatidão a sua origem, acredita-se que possui origem tanto portuguesa, como espanhola, africana e indígena. Ela está associada à cultura caipira, sendo que os dançarinos se vestem inspirando-se nela e para acompanhar há o som das violas.

Jongo

Caxambu é o outro nome da dança folclórica de origem africana. É considerada uma variante do samba, sendo que o mais comum é que seja executada na zona rural, mas também é acompanhada por instrumentos de percussão.

Fandango

É mais conhecido no sul do país, quando são realizadas as festas típicas dos caboclos e pescadores que habitam a região. O Fandango é uma dança folclórica formada por um conjunto de passos, música e canto. Acredita-se que chegou ao Brasil por volta de 1750, com os portugueses. São usadas violas, pandeiro, acordeão e rabeca e os dançarinos usam roupas específicas, rodando próximo ao seu par, mas sem tocarem-se.

Maneiro-Pau

Mais comum no Ceará, é uma dança executada por dançarinos que fazem os movimentos em rodas segurando pedaços de pau, que são batidos no chão para dar o ritmo da dança. Ao longo da coreografia, os dançarinos também duelam.

Caninha Verde

De origem portuguesa, essa dança folclórica surgiu no país ao longo do Ciclo do Açúcar. Hoje em dia, é mais comum em colônias de pescadores e festas de casamento do interior.

O Reisado

É conhecida também como Folia de Reis, uma vez que é realizada entre a véspera de natal e o dia 6 de janeiro. A dança folclórica conta com músicos e cantores que vão até as casas para anunciar a chegada do Filho de Deus. Junto a eles, os participantes interpretam personagens e são acompanhados por sanfona, violão, zabumba e triângulo.

Carimbó

É dançada por mulheres com blusas de ombro à mostra e saias rodadas e homens de camisas e calças lisas. As duplas dançam em fileiras com o homem se aproximando do seu par e batendo palmas. Depois, são executados passos de volteio e as mulheres jogam um lenço no chão para que o seu par pegue.

Essas são algumas das mais populares danças folclóricas do país. Mas não para por aí, o Brasil é vasto e rico em cultura regional. Se você conhece uma dança folclórica que não está listada aqui, compartilhe conosco!