Deuses da Mitologia Grega

Entre os principais aspectos da cultura grega, está a existência de deuses, que viviam no Olimpo e se relacionam, em determinadas circunstâncias, com os humanos. A seguir segue uma lista com os principais Deuses da Mitologia Grega e quais as suas mais importantes características.

Características e curiosidades sobre os Deuses da Mitologia Grega

Zeus

zeus

É como se fosse o governante do Monte Olimpo, o deus mais importante entre os demais, considerado o pai dos deuses e o rei dos homens. Também é chamado de senhor do céu e o deus da chuva, já que possui o poder do relâmpago e a tempestade representa a sua fúria, enquanto o raio é a sua principal arma. Ou seja, ele preside os fenômenos atmosféricos.

A águia é a sua ave e ele se transforma nesse animal. Entre as suas características mais marcantes está o seu jeito mulherengo, pois teve várias esposas e casos, tanto com deusas como humanas. Também teve muitos filhos, inclusive, semideuses, como Perseu e Hércules. Seu deve é zelar pela harmonia e pela ordem.

Hera

hera

Esposa de Zeus e, por isso, rainha do Olimpo, considerada a deusa da família, do matrimônio e do parto. Também é a protetora das mulheres casadas. Além de ciumenta, costuma se vingar das amantes do marido e dos filhos de Zeus com elas. A deusa do arco-íris, Íris, é a sua mensageira e servente, e o pavão é a ave preferida de Hera. Para os gregos, Hera e Zeus representa a união mulher-homem.

Hades

hades

Deus dos mortos, que habita um palácio na escuridão do mundo subterrâneo, representado como um local cheio de portões, em meio a campos sombrios, com uma paisagem assombrosa.

Poseidon

poseidon

É o irmão mais velho de Zeus e Hades, sendo considerado o deus do oceano. Sua casa é o fundo do mar, onde vive com a sua esposa Anfitrite. Ele possui um tridente, um de seus símbolos, que ao mais breve dos seus movimentos é capaz de provocar tsunamis e terremotos. É por esse motivo que os navegantes rezam para Poseidon, pedindo que ele os proteja e que as águas sejam tranquilas.

Ares

Filho de Zeus e Hera, é considerado o terrível deus da guerra, representado por um homem forte e violento, que tem prazer ao observar a dor alheia e, no campo de batalha, pode matar um mortal somente com o seu grito de guerra, mas não é invencível. Também é um dos amantes de Afrodite.

Atena

Também é imbatível na guerra, mas como é a deusa da sabedoria, é extremamente estratégica. Representa, ainda, a casta mocidade e as artes domésticas. Carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja. Ela é filha de Zeus com a sua primeira esposa, Métis.

Deméter

Deusa da colheita, das plantas e das estações do ano. É filha de Cronos e Réia, também teve um romance trágico com Iásion, com quem teve um filho, Pluto.

Apolo

É o deus da luz e do sol, sendo considerado o próprio sol, além de deus da profecia, da agricultura, do gado, da música, da poesia, da arte e da verdade. Ele foi músico, arqueiro-mestre e excelente corredor, sendo ele o primeiro vencedor dos Jogos Olímpicos. Ensinou aos humanos a arte da cura.

Artêmis

Deusa da vida selvagem e da caça, também é a deusa da noite enluarada e protetora dos animais. Como caçadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser virgem para sempre. Possui um arco e flecha.

Hefesto

Filho de Zeus e Hera, deus do fogo, tornou-se o ferreiro e instalou suas forjas no centro dos vulcões. Por isso, é patrono dos ferreiros e dos artesãos, conta a lenda que é o responsável pela difusão da arte de usar o fogo e patrono da metalurgia. Também era arquiteto e o construtor de todas as obras do Olimpo.

Afrodite

Deusa do amor, da beleza e do sexo, também é considerada a mais bela entre das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os testículos de Urano e arremessou-os no mar. Quando apareceu no Olimpo, os deuses começaram a brigar para conquistá-la, inclusive Zeus. Para evitar maiores tumultos, Zeus a fez casar-se com seu filho Hefesto.

Hermes

Filho de Zeus com a deusa Maia, muito rápido e esperto, por isso, sempre está a serviço de Zeus. Ele é também o mensageiro dos deuses e conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades. Também é deus do comércio e protetor dos rebanhos, comerciantes, viajantes e mesmo dos trapaceiros e ladrões, que devem ser astutos. É representado por um homem de sandálias e capacete com asas, que tem nas mãos uma vara mágica.

Dionísio

Deus do vinho, das farras e da loucura, mas também da vegetação e ensinou aos mortais como cultivar as videiras e fazer o vinho. Filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia.

Anteros

Simboliza o amor desgraçado, a vingança ao amor não correspondido, o desamor e a resistência ao amor.

Aristeu

Era adorado como o protetor dos rebanhos, caçadores e pastores. Também considerado o inventor da apicultura e da arte de cultivar azeitonas. Por tudo isso, é tido como um deus beneficente, assim, sendo representado por um jovem pastor que carrega um cordeiro.

Asclépio

É o deus greco-romano da medicina, com o poder de curar os doentes. Devido a isso, é patrono dos médicos e sua figura é representada por um homem barbudo, de olhar sereno, que leva o ombro direito descoberto e o braço esquerdo está apoiado em um bastão. Duas serpentes se enroscam no objeto, por isso, o símbolo da medicina é semelhante.

Eros

É o deus do amor e do desejo. Também é descrito como o mais belo dos imortais, podendo subjugar corações e triunfar até mesmo sobre o bom senso.

Hécate

É a deusa da escuridão. Conta a lenda que nas noites sem a presença da lua, ela vaga pela terra com uma matilha de lobos fantasmas que uivam. Também é considerada a deusa da feitiçaria e, por isso, adorada por mágicos e feiticeiras, que sacrificavam cães e cordeiros negros em seu nome. É chamada, ainda, de deusa da encruzilhada.