9 Exercícios para Fazer em Casa que Ajudam a Emagrecer

Se você anda sem tempo para curtir uma academia ou sem ânimo para fazer corridas na rua ou uma simples caminhada no parque, saiba que á formas de se organizar para praticar atividades físicas sem sair de casa e sem gastar muito com isso. Nesse artigo vamos abordar algumas dicas de exercícios para fazer em casa e alcançar bons resultados para o corpo.

Em alguns exercícios, você pode precisar de uma mesa ou cadeira, fora isso, basta abrir espaço, afastando os móveis, se necessário, e começar a se exercitar. Segue uma lista com sugestões de exercícios para fazer em casa e trabalhar diferentes partes do corpo:

Dicas de exercícios para fazer em casa

Exercícios para perder barriga, fortalecendo os músculos

  • Agachamento: afaste as pernas uma da outra, posicione-se com os braços esticados para frente e agache, como se fosse sentar em uma cadeira imaginária. Faça o movimento em velocidade média e se mantenha na posição por alguns segundos.
  • Flexão de braço: deite no chão, apoie apenas os pés e as mãos no solo, depois, levante o corpo, com o movimento dos braços, em velocidade média e repita o movimento algumas vezes.
  • Flexão alpinista: como o anterior, apoie os pés e as mãos no chão, deixando o corpo esticado, a diferença é que nesse exercício você precisa dobrar um dos joelhos e tentar encostá-lo no braço do lado contrário do joelho que está em movimento.

Esses exercícios devem ser praticados por um minuto, totalizando três ao final da série. Depois você pode repeti-los por mais vezes. No entanto, para perder barriga mais rapidamente é preciso unir a eles uma dieta balanceada.

Exercícios para o fortalecimento do corpo

  • Coxas: para fortalecer a parte interna das coxas você pode fazer o seguinte movimento: deite de lado, deixe uma perna no colchonete estendida e a outra flexionada. O pé deve permanecer atrás do joelho da perna estendida. Apoie o cotovelo no chão, a outra mão fica sustentada no colchonete, na altura do umbigo.Depois, eleve a perna estendida até a altura do joelho da outra perna e volte. Ao subir a perna, deixe-a no alto por alguns segundos. Você pode fazer esse exercício de 3 a 4 séries de 15 a 20 repetições, com intervalos de 30 segundos.
  • Guarda-costas: além de fortalecer as costas e eliminar a gordura da região, protege a coluna e ajuda a qualificar a postura. Para executar, comece deitada de bruços no colchonete, pernas estendidas e pontas dos pés apoiadas no chão. Os braços devem ficar estendidos acima da cabeça, ao lado das orelhas, com os punhos voltados para o chão. Se você tiver pesos, pode segurá-los durante o exercício para tornar o movimento mais eficiente. Ao iniciar, suba os braços à altura das orelhas e as pernas, ao mesmo tempo. Volte à posição inicial. Você pode repetir o movimento em 4 séries de 10 repetições, com 30 segundos. Para trabalhar ainda mais as costas, a dica é girar os punhos para cima, flexionando os cotovelos, quando você subir os braços e pernas.
  • Glúteos: para enrijecer os glúteos e também as coxas, você pode fazer uso de um bastão ou cabo de vassoura. Comece o movimento em pé, com as pernas afastadas cerca de um palmo além do quadril. Apoie as mãos no bastão à frente do corpo, flexione os joelhos e desça, levando o quadril para trás. Volte à posição inicial, porém, antes de estender os joelhos, recomece o movimento. Faça 4 séries de 20 a 30 repetições, com intervalos de 30 segundos.

Veja agora outros exercícios para fazer em casa, usando a ajuda de uma mesa

  • Fique de pé, em frente da mesa, com as penas afastadas uma da outra, incline o tronco para frente, com os braços estendidos e mãos levemente afastadas e apoiadas na borda da mesa. Flexione os cotovelos enquanto aproxima o tronco da mesa. Volte à posição inicial. O movimento fortalece braços e pernas.
  • De lado para a mesa, apoiando uma das mãos, pernas afastadas, um pouco mais da largura dos ombros e ponta dos pés para fora. Flexione os joelhos, como se fosse sentar, após, volte sem estendê-los totalmente. Esse movimento fortalece os glúteos e as coxas.
  • De lado para a mesa, com a mão esquerda apoiada, fique com as pernas levemente afastadas e eleve a perna direita o máximo que conseguir. Mantenha-se na posição alguns minutos, repita o movimento e depois troque de lado. Esse exercício ajuda a eliminar a gordura dos quadris.