HPV Sintomas, Causas e Tratamentos

O que é o HPV?

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) de cura difícil causada pelo papilomavírus humano. Sua manifestação acontece na região da genitália em forma de verrugas após o contato com uma pessoa infectada. Os sintomas podem não se manifestar durante meses e o tratamento pode durar até dois anos.

Principais sintomas do HPV

O sintoma mais comum do HPV é o surgimento de verrugas na região íntima, entretanto, este não é um sintoma mandatório, é possível estar infectado e não possuir verrugas na região e mesmo assim transmitir a doença para outros parceiros. Por isto é recomendado uma avaliação periódica com um médico especialista.

A enfermidade pode ser verificada através dos exames de colposcopia, biópsia e papaniculau.

Em mulheres, as lesões do HPV podem aparecer na vagina, região do ânus e colo do útero. Em alguns casos, são encontradas lesões também na boca e na garganta.

Como a transmissão do HPV se dá

A transmissão do HPV acontece principalmente pelo contato íntimo e sexual com um indivíduo infectado. O uso de camisinha é essencial no combate a transmissão, apesar disto, partes da pele que não são cobertas pelo preservativo podem ser infectadas.

Tratamento e cura do HPV

O tratamento do HPV pode ser longo e dispendioso, durando em média dois anos. Os principais métodos de tratamento são a cirurgia de cauterização realizadas com certa frequência e o uso de pomadas aliadas a outras substâncias indicadas pelo médico.

Prevenção através de vacinas para o HPV

Atualmente existem mais de uma centena de variações do vírus do HPV, entretanto, já foram lançadas duas vacinas:

A vacina tetravalente concebida pelo laboratório Merck Sharp & Dhome protege o organismo contra os vírus da HPV conhecidos como 6, 11, 16 e 18, seu nome comercial é Gardasil. O preço da dose gira em torno de R$350,00

A vacina bivalente não protege contra as verrugas, atacando somente os tipos 16 e 18, comumente associados ao câncer de colo de útero e tem o nome comercial de Cervarix. O preço da dose gira em torno de R$200,00

Idade correta para se tomar a vacina do HPV

A recomendação do Ministério da Saúde é que a vacinação ocorra até os 26 anos, todas as mulheres podem ser vacinadas a partir dos 9 anos de idade.

Leave a Reply