Periodo Fértil Feminino

O período fértil feminino se dá por volta do 14º dia a partir do primeiro dia da menstruação. Esta é uma dúvida comum entre as mulheres que desejam ou não engravidar. O conhecimento destas datas auxilia a programação de coitos visando uma maior eficácia.

O ciclo menstrual pode ser regular ou irregular, sempre acontecendo com mulheres férteis a partir da ovulação (quando o óvulo desce pelas trompas e pode ser então fecundado por um espermatozoide)

Periodo fértil em ciclos normais de menstruação

Um ciclo normal caracteriza-se pela duração em torno de 28 dias com um auge em torno do 11º e 17º dia, sendo classificado como um período com risco de gravidez a contar a partir do primeiro dia do início da menstruação.

Periodo fértil em ciclos irregulares de menstruação

Algumas mulheres podem ter um ciclo prolongado de até 35 dias ou ciclos mais curtos de 21 dias. O importante é que você acompanhe o seu ciclo menstrual para saber se é ou não irregular. Desta forma fica mais fácil de descobrir quais são os dias de pico da fertilidade.

Todo o processo menstrual, da descamação do útero, a produção de hormônios como o FSH, estrogênio e progesterona visa manter um ambiente propício para a fecundação com a circulação de sangue ideal para a gravidez.

Coito intercalado

Estudos mostram que o coito intercalado, a cada dois dias, sugere uma melhora na qualidade do sêmen do homem e consequentemente nas chances de fecundação do óvulo. As posições sexuais ou diferentes práticas no coito nada interferem nas chances de fecundação.

Outras maneiras de identificar o período fértil

muco-fertil

É possível verificar o período fértil em algumas mulheres a partir do muco fértil, uma espécie de secreção na vagina que se altera neste período e geralmente se mantém com uma viscosidade e espessura maior.

Existem também os testes de urinas vendidos em farmácias para constatar o auge da produção do hormônio LH, típico do período fértil.

Leave a Reply