Karl Marx Resumo – Marxismo, Obras e Pensamentos

Karl Marx foi um filósofo alemão que viveu entre 1818 e 1883, porém, suas ideias são até hoje seguidas e discutidas. Marx atuou no século XIX, um período de grandes mudanças na esfera social e política europeia, em parte, devido à Revolução Industrial, que mudou a forma de produção da sociedade.

O pensador nasceu em Trèves, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França, como filho de um advogado e conselheiro da justiça, descendente de judeu, que foi perseguido pelo governo absolutista de Frederico Guilherme III. Em 1835, Marx concluiu o curso ginasial, sendo que no mesmo ano e no seguinte estudou Direito, Filosofia, História, Literatura e Arte na Universidade de Bonn.

karl-marxNo entanto, no final de 1836 seguiu rumo a Berlim, onde foi influenciado pelas ideias do filósofo alemão Hegel, que junto aos demais que seguiam a sua linha analisavam as questões sociais, com foco na necessidade de transformações na burguesia alemã. A partir de então até 1840, Marx trabalhou em sua tese e buscou um cargo de professor. No ano seguinte, apresentou a mesma, porém, não conseguiu o cargo porque as universidades rejeitavam quem seguisse as ideias de Hegel.

Parti, então, para o jornalismo, escrevendo para os Anais Alemães, que não é publicado devido à censura. A situação se repete quando assume a direção do jornal Gazeta Renana, que é fechado pelo absolutismo russo. Casa em 1943 e se muda para Paris, onde ajuda a fundar a revista Anais Franco Alemães, que publica os artigos de Engels. Nessa época, Marx é expulso da França, pois as suas opiniões desagradaram o governo de Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsá-lo, bem como outros escritores.

Marx vai para a Bélgica, começa a publicar várias obras, inclusive, teses sobre o socialismo, mantém contato com o movimento operário europeu, funda a Sociedade dos Trabalhadores Alemães e com Engels escreve o Manifesto Comunista. Pouco tempo depois, Marx e sua esposa são presos e expulsos da Bélgica.

Em Londres, no ano de 1864, fundou a Primeira Internacional. Depois de três anos e com a ajuda de Engels lançou O Capital, sua obra mais importante. Marx morreu na capital inglesa em 1883, devido a uma bronquite e problemas respiratórios.

Karl Marx e o Marxismo

Marxismo se entende como o conjunto de ideias desenvolvidas primeiramente por Karl Marx e Friedrich Engels, mas depois seguidas por outros nomes. Entre os pontos mais importantes da doutrina está a concepção materialista e dialética da História, a qual entende a vida social como resultado da dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes.

Para o marxismo, o homem se diferencia dos demais animais, em especial, pela sua capacidade de produzir e, por consequência, de se emancipar e desenvolver suas potencialidades. Quanto à luta comunista, baseada no marxismo, ela se resume à emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária. Assim, trabalhadores da cidade e do campo, juntos, socializariam os meios de produção, abolindo as classes sociais.

Obras de Karl Marx

Algumas de suas obras são as seguintes:

  • Diferença da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro, 1841.
  • A questão judaica, 1843.
  • Contribuição para a crítica da filosofia do Direito em Hegel, 1844.
  • Manuscritos econômico-filosóficos, 1844.
  • A ideologia alemã, 1845-1846.
  • Trabalho assalariado e capital, 1849.
  • As lutas de classe na França de 1848 a 1850, 1850.
  • Punição capital, 1853.
  • Para a crítica da economia política, 1859.
  • Salário, preço e lucro, 1865.
  • A guerra civil na França, 1871.
  • Crítica do Programa de Gotha, 1875.
  • Notas sobre Adolph Wagner, 1880.

Contribuições filosóficas e pensamentos

Um dos principais pontos que Marx refletia era o reflexo do capitalismo na vida dos indivíduos e a relação dos mesmos com o trabalho e o estado. Suas ideias serviram de base para a doutrina comunista, a qual influenciou diversas áreas do conhecimento, como Sociologia, Economia, Política, Direito, Teologia e Filosofia.

As teorias de Marx influenciaram a Revolução Russa de 1917, teóricos e políticos como Lênin, Trotsky, Stalin e Mao Tsé-Tung. Sua doutrina esteve presente, ainda, em diferentes países de diferentes épocas, como a extinta URSS, China e Cuba. No entanto, teóricos atuais afirmam que nesse sentido o marxismo foi desvirtualizado.