Lei dos Senos

Uma das leis do estudo trigonométrico é a Lei dos Senos, que consiste na relação das proporções de triângulos aleatórios na matemática. Por sua vez, a trigonometria é o estudo das relações do triângulo retângulo (triângulo que possui um dos ângulos com 90 graus) e os comprimentos de seus lados, sendo uma matéria comumente abordada durante o Ensino Fundamental e Médio das instituições de ensino, aprofundando-se também na aplicação da geometria na matemática.

Lei dos Senos

O Teorema dos Senos determina que em um triângulo, a relação de um lado e o seno do seu ângulo diretamente oposto serão sempre uma razão constante, mantendo sempre a proporcionalidade entre o seno do ângulo e seu lado oposto. Veja o exemplo da aplicação da Lei dos Senos em um triângulo ABC, onde seus lados são denominados a, b e c:

lei-dos-senos

 

Em casos onde não é possível a aplicação da Lei dos Senos (em triângulos que não são retângulos, exemplos: obtusângulos (que possuem ângulos maiores que 90 graus) ou acutângulos (que possuem ângulos menores que 90 graus), deve-se então aplicar a Lei dos Cossenos para encontrar o resultado de um exercício.

Seno, Cosseno e Tangente

Na trigonometria, os triângulos retângulos tem as seguintes relações envolvendo a hipotenusa, o cateto adjacente e o cateto oposto:

Seno = Cateto Oposto / Hipotenusa

Cosseno = Cateto Adjacente / Hipotenusa

Tangente = Cateto Oposto / Cateto Adjacente