Lidando com a Primeira Menstruação

Poucos podem ter ouvido falar a expressão, mas o nome da primeira menstruação é menarca e sua ocorrência gira em torno dos 12 anos de idade. No entanto, ela pode aparecer mesmo em meninas de oito anos ou demorar até os 14 anos, isso se deve a questões hormonais, alimentação e estilo de vida.

Nos dias de hoje, o mais comum é que a menina antes de menstruar já saiba o que vai acontecer, pois as informações são trocadas entre as amigas, ouvidas na escola e mesmo na televisão. Mesmo assim, pais e mães têm uma importância muito grande nessa hora e que não deve ser substituída por nenhum veículo de comunicação.

O início da adolescência

Quando a menina menstrua, ela também está adentrando no período de sua vida que se chama adolescência, que ocorre entre os 12 e os 20 anos de idade. Essa fase é marcada pela transição entre a infância e a vida adulta, também por turbulências, dúvidas, medos, variações de humor e conflitos internos.

Além disso, é na adolescência que o indivíduo deve se tornar responsável por suas ações, ao se distanciar dos comportamentos infantis e se preparar para a vida adulta. A puberdade, como também se chama esse período, pode fazer com que as garotas se afastam dos seus pais, com o intuito de conquistar a liberdade e independência.

Já para outras, a adolescência pode ser desconfortável, em decorrência das alterações corporais que sofre. Independente da forma como ela encarar essa fase, é importante sempre ter a presença dos pais, que ao mesmo tempo devem dar à filha o espaço que ela precisa para se autoconhecer.

Sinais e Sintomas da Primeira Menstruação

Entre os sintomas que indicam a aproximação da primeira menstruação estão os seguintes:

  • Crescimento de pelos pubianos;
  • Aumento dos seios;
  • Crescimento dos quadris;
  • Ganho de peso.

Já quando a garota menstrua, ela também passa por alguns sintomas mais típicos, são eles:

  • Dores na região abdominal;
  • Tristeza;
  • Irritação;
  • Choro fácil;
  • Maior sensibilidade;

Quando a Primeira Menstruação Ocorre

Não existe uma idade exata para que ocorra a primeira menstruação, porém, o mais comum é que seja entre os nove e 14 anos, embora ela possa vir antes ou depois desse período. A menstruação simboliza a entrada na puberdade, bem como representa o início da vida reprodutiva da mulher, ou seja, a partir desse momento ela está apta a engravidar.

Como Orientar Garota que Menstrua

O normal é que a garota tenha muitas dúvidas a respeito da menstruação e o que vai acontecer ou mudar em sua vida. A mãe deve, portanto, encarar com naturalidade o assunto e ajudar a esclarecer as dúvidas. Hoje com a Internet, fica muito mais fácil lidar com esse momento e ambas podem juntas ler a respeito do assunto, ainda mais se a filha fizer perguntas complexas que nem mesmo a mãe saiba responder.

A mãe também deve ser bastante cuidadosa ao falar sobre o tema menstruação, sem dar muita ênfase aos principais desconfortos desse período, como cólicas, inchaços e TPM, até porque nem todas as mulheres sentem o mesmo.

Também é aconselhado que a menina inicie as visitas a uma ginecologista. Nesse caso, a mãe deve deixar a filha entrar sozinha no consultório, pois ela pode querer perguntar coisas que não se sente à vontade se estiver acompanhada.

Cor da Menstruação

O mais comum é que a primeira menstruação como as demais tenha uma cor rosa ou vermelho, o que também identifica que a menstruação é sadia. Mesmo assim, a cor da primeira menstruação pode ser, ainda, escura ou marrom, o que é normal nas primeiras ocorrências. A cor mais escura é uma consequência das mudanças hormonais e não significa nenhum problema de saúde.

Duração da Primeira Menstruação

Normalmente, a menstruação dura entre três a oito dias, de acordo com o corpo de cada mulher e ela volta a ocorrer, em média, depois de 30 dias. Entretanto, da primeira a terceira menstruações pode demorar um pouco mais para descer, bem como se tornar irregular nos primeiros anos do ciclo menstrual.

Com o tempo, ela tende a ser mais regular, embora algumas mulheres tenham para toda a vida um ciclo menstrual irregular. Mesmo assim, o normal é menstruar todos os meses até se aproximar dos 50 anos, quando inicia a menopausa.

O que fazer durante menstruação

Enquanto a mulher estiver menstruada ela pode usar absorvente para reter o sangue, que é encontrado em dois formatos: interno ou externo. O absorvente deve ser trocado quando estiver cheio de sangue, podendo ser substituído em curtos espaços de tempo, como três horas.

Do mais, a garota pode seguir a sua vida normalmente, mesmo que ocorram alguns desconfortos, como as cólicas, sendo que a sua intensidade também varia de mulher para mulher. Existem remédios que podem amenizar as cólicas, a sua ginecologista pode receitar o que melhor se adapta as suas necessidades.

Dicas para a primeira menstruação

No começo você pode sentir um grande desconforto, ao usar o absorvente, por exemplo, porém, com o tempo o normal é que esses incômodos nem mais sejam percebidos. Além disso, você pode ter sempre três absorventes dentro da bolsa ou da mochila, para quando tiver que substituir.

Você pode, ainda, ter consigo lenços umedecidos, se precisar se limpar, no caso do sangue ter vasado do absorvente e mesmo outra calcinha à mão para trocar. Para saber quando será a próxima menstruação, marque no calendário o dia que você menstruou e o dia em que parou o sangramento. Após 30 dias, em média, tudo começa de novo.

Sabendo mais ou menos quando inicia o próximo ciclo menstrual, você pode se precaver, tendo à mão alguns absorventes. É a partir desse momento que você também pode engravidar de mantiver relações sexuais, por isso, é preciso usar preservativos sempre, pois eles também evitam o contágio com doenças sexualmente transmissíveis.

A pílula anticoncepcional pode ser incluída em seu dia-a-dia para aumentar a prevenção e não engravidar. Para tanto, fale com a sua ginecologista, que vai receitar o que melhor vai se adaptar ao seu organismo.

Leave a Reply