Manchas Vermelhas na Pele – O que pode ser?

Manchas vermelhas que aparecem na pele podem significar uma série de problemas. Eles podem ser referentes apenas a uma alergia ou ser algo mais grave. Por isso, buscar a ajuda profissional é o mais sensato. Confira o que pode ser manchas vermelhas na pele:

Manchas Vermelhas na Pele por Hanseníase

Quando as machas vermelhas são dormentes ao toque podem ser o sinal da doença chamada Hanseníase, que embora comum é pouco conhecida, bem como os seus sintomas. A sua causa é um parasita que ataca, diretamente, a pele e os nervos, sendo que as manchas podem ser esbranquiçadas também. Outro sintoma, além das manchas, são inchaço muscular e fraqueza.

Manchas por Câncer de Pele

Manchas vermelhas na pele pode ser um sinal de câncer de pele, devido à exposição solar de modo inadequado, sem os devidos cuidados. O mais comum é que as manchas apareçam no rosto, orelhas e nariz. A incidência do câncer de pele é maior em pessoas de pele e olhos claros. Além disso, as manchas do câncer podem sangrar e o seu tamanho cresce conforme a progressão da doença. As machas podem indicar outros tipos de câncer, o que, no entanto, é mais raro de acontecer.

Manchas por Eczemas

Eczemas também podem causar manchas vermelhas na pele, sendo um tipo de alergia. Essas manchas costumam apresentar bolhas avermelhadas, por todo o corpo. Também é normal que cocem bastante, causando muita irritabilidade à pessoa.

Manchas por Lópus

O Lópus é uma doença provocada pelo desequilíbrio do sistema imunológico que apresenta uma série de sintomas que nem sempre ajudam a identificar a doença. As manchas vermelhas é um desses tantos sinais do problema e, por ser uma doença rara, exige cuidados especiais.

Manchas por Psoríase

Manchas vermelhas caracterizam a Psoríase, embora a sua causa ainda não seja de conhecimento da medicina, há indícios de que ela pode ter origem da hereditariedade. O mais comum é se manifestar em indivíduos que estejam entre os 30 e 50 anos. Nesse caso, as manchas são pequenas, mas em pouco tempo podem ficar muito maiores, por todo o corpo.

Tipos de Manchas

As machas vermelhas podem vir acompanhadas de coceira, bolhas, sangramento ou nenhum deles. Quanto ao seu tamanho, elas podem ser pequenas e crescerem rápido por todo o corpo ou se manterem no mesmo tamanho. Tudo isso vai depender do problema que está causando as manchas.

Como podem designar problemas sérios de saúde, aconselha-se buscar imediatamente um profissional da saúde, bem como não passar nenhum tipo de produto ou medicamento na mancha.

As manchas vermelhas podem ser o indício de outros problemas de saúde, além dos citados, como doenças relacionadas ao sangue. Um exemplo é a PTI – trombocitopenia imune primária ou púrpura Trombocitopênica Idiopática, que é responsável pela destruição das plaquetas sanguíneas, que são produzidas na medula óssea e integram o processo de coagulação do sangue.

Ela é mais comum em mulheres em idade fértil, sendo que as manchas podem ganhar aspecto arroxeado. Em crianças e adolescentes a doença pode aparecer de forma aguda. As manchas podem sangrar e além da pele podem aparecer nas mucosas sob a forma de pontos ou serem maiores. Pessoas que apresentaram quadro infeccioso viral nas semanas anteriores ao surgimento das machas podem ter essa doença.

As machas vermelhas na pele também podem estar relacionadas à exacerbação de dermatose inflamatória pré-existente, como é o caso de pessoas que tenham a Psoríase (doença autoimune que ataca a região extensora dos membros e couro cabeludo). A dermatite atópica (alérgica) é outro exemplo.

Mais fáceis de identificar a causa são as manchas provenientes de queimaduras por exposição solar, as quais merecem tratamento especializado. Medicamentos que contenham em sua fórmula lítio e antimaláricos (em pessoas hipersensíveis à substância), bem como infecções, entre elas celulite e erisipela (causado por bactérias que agridem o subcutâneo) são outros problemas que, entre os seus sintomas, apresentam manchas vermelhas.

Penicilina, sulfa, anticonvulsivantes e o alopurinol são outros remédios que podem causar as manchas, sendo os fármacos os que mais provocam o sintoma nas pessoas. Se por um lado as manchas podem ser facilmente relacionadas a um problema quando se consulta um médico, outros casos podem ser mais difíceis, já que existem problemas raros que provocam as manchas vermelhas. Exemplo é a linfoma não-Hodgkin T cutâneo e outras neoplasias hematológicas e sistêmicas, doenças autoimunes e infecções.