Menstruação Atrasada

A menstruação atrasada é um tema que afligem muitas mulheres, no entanto, ela pode acontecer por diversos fatores. Mesmo em mulheres com ciclo regular, o atraso é comum e não necessariamente significa uma gravidez. Um atraso de até 5 dias pode ser considerado normal, sem importância clínica.

Causas da menstruação atrasada

Alguns fatores contribuem para a menstruação atrasada, confira alguns deles:

1. Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade excessivos podem facilmente alterar o ciclo menstrual do aparelho reprodutor, podendo ainda “pular” de um ciclo menstrual para outro em casos mais graves. Procure relaxar em relação ao trabalho e os estudos.

2. Má alimentação 

Algumas substâncias e vitaminas são essenciais para que todo corpo funcione de forma regular. Dietas extremas e a falta de nutrientes podem fazer com que seu corpo não ovule no dia previsto.

3. Alterações radicais no peso 

As células de gordura são parte importante na produção de hormônios que regulam a menstruação. O ganho ou perda rápida de peso podem influenciar os ciclos menstruais.

4. Atividade física em excesso

A atividade física e a gasto calórico elevado podem acarretar em um ciclo menstrual irregular, principalmente nas mulheres que mantém exercícios no nível profissional, geralmente atletas.

5. Pílula do dia seguinte e anticoncepcial

O uso da pílula do dia seguinte causa importantes mudanças nos hormônios responsáveis pela menstruação. Se você tomou a pílula do dia seguinte recentemente, é normal que a menstruação atrase e se inicie em um novo ciclo. O uso de anticoncepcionais quando feito de forma regrada não acarreta em um atraso considerável, porém, quando há uma interrupção, a menstruação pode demorar de 3 a 6 meses para se normalizar sem risco de infertilidade. Você pode procurar um médico se este for o seu caso.

6. Viroses e doenças

Mesmo a gripe ou viroses comuns podem bagunçar o seu ciclo menstrual.

7. Ciclos irregulares

Mulheres com ciclos irregulares de menstruação podem ter dificuldades para calcular o dia certo, mesmo assim, sua ovulação não é um relógio certeiro.

Combatendo a menstruação atrasada

Manter uma alimentação saudável (com refeições regulares), evitar o estresse e a ansiedade do dia-a-dia pode ajudar a manter um ciclo mais regular. Em último caso você pode recorrer ao teste caseiro de gravidez (testes de farmácia) ou ainda optar pelo teste laboratorial (BHCG). Ambos possuem alta taxa de eficácia.

Veja mais sobre este assunto

Leave a Reply