Nariz Entupido?

A congestão nasal, quando o nariz está entupido, é um quadro bem comum e ocorre porque os tecidos e vasos sanguíneos do nariz incharam devido ao fluido extra, que forma o muco. As causas são variadas e podem ser um dos sintomas de gripes e resfriados ou mesmo de quadros alérgicos. Você está com o nariz entupido? Veja o que fazer para aliviar esse sintoma tão inconveniente.

Remédios Caseiros para Congestão Nasal

Para tratar o nariz entupido, existem alguns remédios caseiros para cogestão nasal que são muito práticos e eficientes. Um deles é fazer uso de uma solução salina que você mesmo pode preparar misturando 1/4 de colher de chá de sal com 1/2 xícara de água morna. Para aplicar, se debruce sobre a pia, com o nariz voltado para a cuba, e com cuidado introduza a solução em uma narina, depois na outra. Depois, deixe a solução escorrer do seu nariz e repita o procedimento. Faça a aplicação três vezes por dia.

Outra receita caseira eficiente é colocando algumas folhas de eucalipto em uma panela com água e ligar o fogo. Quando a água estiver fervendo e soltando o aroma da planta, desligue o fogo e com cuidado se aproxime da panela, a fim de inalar os vapores que saem dela. Para o vapor ficar mais concentrado, a dica é colocar uma toalha sobre a cabeça.

O mesmo pode ser feito colocando na panela um pouco de Vick Vaporub ou mesmo passando no peito ou próximo ao nariz. O produto funciona porque a sua fórmula é composta de mentol, cânfora e óleo de eucalipto. A canja de galinha é também um remédio caseiro para quem está com congestão nasal, uma vez que ela solta o vapor que faz bem e hidrata.

Aliás, beber muita água por dia e chás é importante para que a sua hidratação seja permanente. Desse modo, evita-se que as paredes nasais sequem. Se o seu paladar aceita, consuma alimentos apimentados, pois eles ajudam a descongestionar as narinas.

Além disso, o remédio caseiro mais eficiente para melhorar de uma congestão nasal é tomar um banho quente e descanar. Quando o nariz entupido é o resultado de resfriados e alergias, elas podem ter acometido você porque estava com o sistema imunológico debilitado. Assim, descansar vai fortalecê-lo, o que você pode fazer com alguns travesseiros, já que deitado totalmente a sensação de congestionamento pode se agravar.

Procure não soar o nariz demasiadamente, já que na maioria das vezes não tem nada para sair, e quando fazê-lo cuide para não machucar as suas narinas.

Medicamentos para Congestão Nasal

Os medicamentos caseiros são os mais indicados para cogestão nasal, pois os fármacos costumam dar apenas um alívio momentâneo, exigindo que você o use muitas vezes seguidas por dia. Dessa forma, em pouco tempo você fica viciado no descongestionante nasal, mas sem que ele surta o efeito de outrora.

Se mesmo assim optar por eles, os descongestionantes nasais não devem ser usados por mais de três dias, caso contrário, resultará ainda em uma maior irritação das narinas. Se a sua congestão nasal é decorrente, uma dica é adquirir um umidificador ou um vaporizador para sua casa, a fim de aumentar a umidade da sua residência, o que pode ser ainda mais importante conforme a região do país que você vive.

Outros remédios, como descongestionantes orais que contêm pseudoefedrina são indicados apenas se forem prescritos pelo seu médico. Automedicar-se pode trazer danos a sua saúde. Além disso, não é aconselhável que indivíduos com pressão alta façam uso de pseudoefedrina.

Congestão Nasal em Bebês

Quando a congestão nasal ataca os bebês, os cuidados devem ser redobrados, pois significa grande dificuldade em comer e, principalmente, em respirar, pois eles ainda não sabem fazer isso pela boca. Já para limpar o muco do nariz, que não será possível assuando o mesmo, a dica é usar um conta gotas com uma solução salina para soltar o muco.

Para tanto, deite o bebê numa superfície lisa com uma toalha enrolada embaixo dos ombros dele e coloque a solução em cada narina. A mesma pode ser feita com 1/4 de colher de chá de sal e 1/2 xícara de água morna. Para tirar o muco, coloque o bebê deitado de barriga para baixo, enrole um lenço em um pequeno cone e limpe ao redor das narinas.