10 Primeiros Sintomas da Gravidez

Saber com antecedência se esta grávida possui diversos benefícios para o tratamento pré-natal e para o futuro bebê, como: tratamento com suplementos vitamínicos, melhorar a dieta e não consumir drogas como o tabaco e o álcool que podem causar danos permanentes e indesejáveis. Os sintomas da gravidez podem surgir logo após a fecundação ou apenas após algumas semanas, isto varia de cada organismo. Apesar de alguns sintomas não estarem necessariamente associados a gravidez, estes são os mais comuns entre as mulheres:

1. Corrimento vaginal

O corrimento vaginal é um sintoma comum da gravidez, que pode ocorrer logo após a fecundação e até alguns dias depois. Caracteriza-se pela cor rosada, por conter vestígios de sangue e acontece pelo deslocamento do óvulo fecundado até o útero. Muitas vezes este sintoma é confundido com o início de uma menstruação.

2. Atraso na menstruação

calendario Este é o sintoma de gravidez mais comum, quando nota-se que a menstruação passou da data de seu ciclo. Muitas vezes é difícil identifica-lo corretamente, algumas mulheres possuem um ciclo extremamente irregular de menstruação e o atraso pode estar atrelado a outros fatores inúmeros, como problemas hormonais, estresse, anovulação, entre outros.

3. Mamas alteradas e doloridas

Este sintoma de gravidez caracteriza-se pela alteração hormonal que estimulam as glândulas mamárias, podendo causar inchaços e dores, formando áreas sensíveis. Pode ocorrer a partir de duas semanas após a fecundação. Este também é um sintoma causado em algumas mulheres antes, durante e depois da menstruação comum.

4. Oleosidade da pele

pele-oleosa Nas primeiras semanas, pode-se constatar um aumento da oleosidade da pele, alterando a formação e o surgimento de espinhas e cravos, conhecidos tecnicamente como acne.

5. Inchaço abdominal

Este sintoma esta associado as alterações causadas pela gravidez, como o aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação para o crescimento do útero que agora abriga um feto

6. Cansaço

mulher-cansada O cansaço é um sintoma geralmente constatado na gravidez porque durante este período, ocorre a alteração da viscosidade do sangue da mulher, muitas vezes causando anemia. A ingestão de ferro na forma de alimentos e suplementos pode ser recomendada pelo médico

7. Sono, tonturas, enjoos e vômitos

Ocorrem pela queda da pressão arterial, má alimentação devido aos enjoos e vômitos que ocorrem depois da sexta semana após a fecundação, geralmente no período matutino. Também estão associados a redução de glicose no sangue.

8. Urinar com frequência

Este sintoma ocorre pelas alterações hormonais que resultam em um relaxamento maior da bexiga e muitas vezes pela incapacidade de se esvaziar completamente. Com o crescimento do feto, a bexiga fica comprimida diminuindo sua capacidade de armazenamento, desencadeando as idas ao banheiro com frequência.

9. Desejos alimentares e alteração no olfato

salada-de-frutas As alterações hormonais podem desencadear desejos súbitos a alguns tipos de alimentos, das mais variadas formas e também provocam aversão a odores fortes.

10. Variações de humor

A grávida pode variar entre alegria e tristeza com facilidade, emocionando-se excessivamente com coisas pequenas e até ficando de mau humor com pessoas próximas. Após identificado os sintomas da gravidez, o recomendado é recorrer a um teste clínico ou de farmácia para obter-se um diagnóstico preciso. Muitos dos sintomas podem estar associados a outras condições (como a menstruação) gerando uma preocupação desnecessária com a possibilidade de estar grávida.

Veja mais sobre este assunto

Leave a Reply