Rios Poluídos do Brasil e do Mundo

São muitos os rios poluídos do Brasil e do mundo, o que é o resultado tanto de poluentes químicos, como físicos e biológicos. Todos eles são prejudiciais não só para os corpos d’água como para o solo, flora, fauna e mesmo para o ser humano. Esses agentes poluidores saem tanto das casas como das fábricas e sem o controle dos órgãos públicos é quase inviável evitar que a situação se agrave.

Mesmo a matéria orgânica pode ser um grande poluente, quando em excesso, pois assim os organismos que vivem nos rios não conseguem dar conta de ingeri-los. Sem contar que os produtos químicos não são biodegradáveis, além de poderem ser tóxicos e causar a mortandade dos animais que vivem nas águas doces.

Embora sejam os rios que passam pelos grandes centros urbanos os mais poluídos, as cidades do interior também sofrem com a poluição de suas águas, já que um dos grandes responsáveis por isso é a atividade agrícola. Mesmo que nenhum poluente seja inofensivo, a verdade é que o mercúrio é o que representa maior agressividade aos rios e no Brasil são muitos os que já sofrem desse mal, principalmente onde existe o garimpo.

Para tratar, descontaminando os rios já poluídos, e para evitar que mais resíduos sejam jogados nos corpos d’água, a solução é implantar nas cidades um sistema de coleta e tratamento de esgoto domiciliar e industrial. Das indústrias, deve-se fazer a lei valer, exigindo que sejam tratados seus efluentes antes que retornem aos rios. Entre os mais poluídos no país, estão os seguintes rios:

Conheça os rios mais poluídos do Brasil

1. Rio Tietê, São Paulo

rio-tiete

Nasce na serra do Mar, em Salesópolis, e atravessa o estado paulista, passando por 62 municípios. É o rio brasileiro mais poluído, graças ao esgoto doméstico e aos efluentes industriais que recebe, principalmente, na capital. Além disso, menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.

2. Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul

rio-dos-sinos

Nasce nos morros do município de Caraá e segue por um percurso de muitas curvas ao longo de 190 km, até chegar ao delta do Jacuí. Também recebe a maior quantidade de poluentes vindos da indústria e do esgoto local. Essa situação já provocou vários episódios de mortandade de milhares de peixes.

3. Rio Gravataí, Rio Grande do Sul

rio-gravatai

Está na divisa das cidades de Porto Alegre e Canoas, duas grandes cidades da região metropolitana que são as responsáveis pela poluição originária, em especial, dos resíduos sólidos largados pelas comunidades ao logo de sua extensão.

4. Rio Paraíba do Sul, Rio de Janeiro

Nasce na Serra da Bocaina, em São Paulo, sendo formado pelo encontro dos rios Paraibuna e Paraitinga. Tem um total de 1.120 km até a foz em Atafona, no Rio. Além da poluição industrial e doméstica, aqui, um dos grandes problemas é a atividade agropecuária.

5. Rio Doce, Minas Gerais

Ém dos mais importantes da bacia hidrográfica na Região Sudeste. Possui 853 km, cortando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A contaminação química é o grande problema, colocando em risco até mesmo os moradores das cidades às suas margens.

6. Rio das Velhas, Minas Gerais

Nasce na cachoeira das Andorinhas, em de Ouro Preto, sendo o maior efluente em extensão do rio São Francisco. Entre os seus poluentes, o agente mais perigoso é arsênio, além de cianeto e do chumbo.

7. Rio Iguaçu, Paraná

É o segundo rio mais poluído do país, sendo o maior do Paraná e fazendo fronteira com Santa Catarina. O agravante da situação é a falta de controle sobre os agentes poluidores que são emitidos pelas indústrias na região. Muitos dos municípios que são banhados pelo rio nem possuem saneamento ambiental.

8. Rio Ipojuca, Pernambuco

Passa por muitas cidades do estado, tem sua nascente em Arcoverde, no Sertão, e deságua em Suape, ao sul do Grande Recife. O lixo e o esgoto despejados no rio são os principais responsáveis pela contaminação de doenças como diarreia, leptospirose e mesmo hepatite A.

Rios mais poluídos do Mundo

Entre os rios mais poluídos do mundo, estão os seguintes:

  • Rio Ganges, (rio sagrado da índia);
  • Rio das Velhas (no estado de Minas Gerais);
  • Tietê (no estado de São Paulo);
  • Rio Songhua (um dos mais extensos da China);
  • Rio Citarum (na Indonésia).

Com tantos afluentes contaminados pela poluição urbana em todo o mundo, fica apenas uma lição: a preservação das nossas águas é fundamental para o futuro do Planeta!