Sangue O Positivo

As principais características do sangue O Positivo é que ele conta com um fator de Rhesus (Rh) positivo e ausência de antígenos sanguíneos A ou B. Vale lembrar que são oito os tipos de sangue que um indivíduo pode ter e que é herdado de seus pais, através da combinação sanguínea de ambos.

Além do O Positivo, existe o O Negativo, A Positivo, A Negativo, B Positivo, B Negativo, AB Positivo e AB Negativo. Somente determinadas combinações de sangue são compatíveis, uma vez que antígenos sanguíneos incompatíveis podem afetar o sistema imunológico do receptor de sangue.

Transfusão de Sangue O Positivo

Quem possui o sangue do tipo O Positivo pode apenas receber sangue de pessoas que tenham o sangue tipo O, porém, pode ser tanto positivo quanto negativo. Além disso, quem possui o sangue O Positivo pode doar sangue para pessoas que possuem o mesmo sangue que o seu, mas também a quem tiver um dos outros tipos de sangue positivo. Conforme a Cruz Vermelha, isto significa:

  • 84% da população podem receber suas células vermelhas do sangue;
  • 100% da população podem receber suas plaquetas;
  • 45% da população pode receber seu plasma.

Por causa disso, quem tem sangue O Positivo pode realizar a doação de glóbulos vermelhos duplos, graças a um processo moderno e automatizado, onde uma máquina extrai duas vezes o número de células vermelhas do sangue encontradas em uma unidade total de sangue. Ela também devolve os outros componentes (plaquetas e plasma) para o doador.

Além disso, ainda de acordo com a Cruz Vermelha, as células vermelhas do sangue coletadas têm mais chances de serem benéficas a pessoas que passaram por cirurgias e traumas e precisam de doação.

Doador Universal

Doador universal refere-se ao tipo de sangue que pode ser doado a quaisquer pessoas, sem que haja problemas. O tipo de sangue com essa característica é o O negativo, porém, só pode ser doado a outros indivíduos se estiver na forma concentrada de hemácia.

Embora o mais indicado seja que quem precise de uma transfusão de sangue receba o mesmo tipo de sangue que o seu, em muitos casos, o O Negativo é usado. Isso pode acontecer quando não existem outros doadores e, em casos de emergência, quando não há tempo para exames de sangue em busca do mesmo tipo.

Por outro lado, o tipo de sangue que pode receber uma transfusão de qualquer indivíduo é o tipo AB positivo. Por outro lado, ele pode somente doar para quem possui o mesmo tipo, além de ser considerado um dos sangues mais raros que existe.

Tipos de Sangue Existentes

Os tipos de sangue que existem são A, B, O e AB, sendo que a diferença principal entre eles refere-se à proteína que compõe cada tipo. Além disso, esses tipos de sangue podem possuir Rh negativo ou positivo. Os tipos de sangue B e AB são tidos como os menos comuns, em contra partida, os mais presentes nos indivíduos são os tipos A e O.

Para entender como é definido o tipo de sangue em um indivíduo, basta saber qual o tipo de sangue dos seus pais. A tabela abaixo mostra quais são as possibilidades.

Mãe/Pai A B AB O
A A AB A A
B AB B B B
AB A B AB A ou B
O A B A ou B O

Para resumir como funciona a compatibilidade dos tipos de sangue, segue abaixo a lista a respeito de quem pode doar e receber de quem:

  • Tipo A: pode doar somente para pessoas do tipo AB e A e pode receber de pessoas do tipo A e O;
  • Tipo B: pode doar para pessoas com tipo B a AB e recebe de pessoas com tipo B e O;
  • Tipo AB: pode doar para pessoas com tipo AB e pode receber de todos os tipos sanguíneos;
  • Tipo O: pode doar para todos, e por isso é dador universal, mas só pode receber de pessoas com o tipo O.

É preciso levar em consideração, ainda, que, durante uma gestação, quando a mulher é Rh negativo e o bebê é positivo existe probabilidade de a gestante produzir anticorpos a fim de prejudicar o bebê. Nesse sentido, hoje em dia já é comum que as gestantes nessa situação recebam a injeção de imunoglobulina anti-D.

Tabela de Doadores e Receptores

Confira a tabela abaixo sobre a compatibilidade sanguínea para transfusões:

Receptor

Doador

O- O+ A- A+ B- B+ AB- AB+
O- Sim Não Não Não Não Não Não Não
O+ Sim Sim Não Não Não Não Não Não
A- Sim Não Sim Não Não Não Não Não
A+ Sim Sim Sim Sim Não Não Não Não
B- Sim Não Não Não Sim Não Não Não
B+ Sim Sim Não Não Sim Sim Não Não
AB- Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não
AB+ Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim