Coceira na Vagina

A coceira na vagina ou prurido vaginal é uma irritação na pele na área ao redor da vulva. Suas causas podem ser diversas.

A coceira vaginal externa pode ser causada por substâncias químicas como amaciantes, sprays femininos, sabonetes, sabão em pó, cremes, pomadas ou gel contraceptivo. Algumas destas substâncias podem causar uma alergia que geralmente atinge a área externa da vagina.

A coceira vaginal interna e mais preocupante pode ser causada por uma bactéria ou fungo muitas vezes provocando um corrimento ou o sintoma de inchaço. A candidíase também pode ser causadora deste sintoma, trata-se de uma anomalia dos fungos que habitam a região vaginal.

Coceira na vagina causada pela candidíase

A candidíase tem como sintomas a coceira na região interna e externa da vagina e também produz uma secreção branca parecida com leite qualhado, com ou sem cheiro.

Vaginite

A vaginite também causa a coceira vaginal e ocorre normalmente em meninas que ainda não atingiram a puberdade. Mesmo assim, o coito deve ser evitado pois existem riscos de transmissão.

Como prevenir a coceira na vagina

A higiene adequada deve ser utilizada para prevenir a coceira na vagina, utilize de sabonetes íntimos próprios para tal. A roupa íntima pode ser de algodão e deve-se evitar roupas muito justas para não aumentar a temperatura da região.

Evite espumas de banho, papel higiênico colorido ou perfumado, use sabonete neutro, suspenda a atividade sexual até que haja uma melhora, utilize roupas secas e limpas com sabão em pó neutro.

Leave a Reply