Sinvastatina Emagrece? Indicações e Efeitos Colaterais

Sinvastatina Emagrece? – essa dúvida pertence a muitas pessoas, inclusive, as que buscam maneiras eficientes de emagrecer, já que é usado no tratamento de pessoas que estejam com o seu colesterol alto. No entanto, quem precisa emagrecer não necessariamente está com os níveis de colesterol ruim acima do normal, já que são muitos os motivos que podem levar ao ganho de peso.

Sinvastatina emagrece com saúde?

Para quem não conhece, a sinvastatina é o princípio ativo do medicamento chamado Zocor e quem faz uso desse fármaco porque está com o colesterol alto também deve seguir uma dieta equilibrada e saudável para baixar o colesterol. Além disso, nem todas as pessoas que estão com o colesterol alto estão necessariamente acima do peso.

O colesterol alto pode ser motivado não apenas por causa de uma alimentação rica em gordura, como também por determinadas doenças ou distúrbios genéticos e falta de exercícios físicos. Remédios como o Lovacor, Sinvatrox, Sinvascor, Mivalen e Sivalip também possuem efeitos semelhantes ao Zocor. No entanto, qualquer um deles deve ser usado somente se for prescrito por um médico especializado.

Quem deseja emagrecer, deve se conscientizar de que a melhor forma de fazer isso é com reeducação alimentar e exercícios físicos. Essa sim é uma receita altamente saudável e que vai oferecer resultados eficientes em longo prazo, podendo perdurar por toda a vida.

Além dos remédios com Sinvastatina não serem fabricados pela indústria farmacêutica com o objetivo de proporcionar a perda de peso, como qualquer outro medicamento ele deve ser evitado e apenas ser administrado quando o seu uso for a última saída para um problema de saúde. Entre outros motivos, como dependência, esse remédio possui efeitos colaterais e é contraindicado em diferentes casos.

Outro motivo para não usar Sinvastatina para emagrecer, embora ajude no tratamento para baixar os níveis de colesterol de um paciente, é porque a substância não age diretamente nos depósitos de gordura localizada no organismo, a fim de eliminá-las.

Indicações da Sinvastatina

O remédio Zocor, que contem Sinvastatina, é indicado para pacientes em tratamento que devem ter uma redução do colesterol, o que deve ocorrer com acompanhamento médico e em conjunto com uma dieta balanceada e exercícios físicos periódicos.

O Zocor, quando necessário, é administrado de modo oral, sendo mais especificamente usado em pacientes que correm o risco de morte devido a doenças como diabetes, histórico de acidente vascular cerebral (derrame) e hipertensão. O fármaco reduz, ainda, a redução das chances do paciente desenvolver complicações vasculares periféricas.

Esse remédio também é indicado para reduzir a necessidade de cirurgia em pacientes, a fim de melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas e no coração, bem como diminui as chances de hospitalização por dor no peito (angina).

Modo de usar a Sinvastatina

O modo de usar deve ser prescrito pelo médico, sendo que o mais comum é que adultos tomem uma dose única, pela noite, podendo ser acompanhado ou não de alimentos. Quando o caso é mais grave, o médico pode prescrever uma dosagem maior, que pode ser ajustada a cada quatro semanas. A dose para idosos é um pouco maior e funciona da mesma maneira a sua ingestão.

Contraindicações da Sinvastatina

Existem várias situações em que o uso da Sinvastatina é contraindicado, como quando a paciente está grávida ou amamentando, e se o indivíduo tiver hipersensibilidade a qualquer uma das substâncias da fórmula do remédio. De forma alguma pode ser administrada para crianças.

Outros casos de contraindicação são para pessoas com doença no fígado, que tenham diagnóstico de doenças musculares, possuam hipersensibilidade aos inibidores da redutase HMG- CoA e que tenham elevação das transaminases séricas. Além disso, não é receitado a pacientes que estejam em tratamento com mibefradil.

Efeitos Colaterais da Sinvastatina

Quanto aos efeitos colaterais da Sinvastatina, estão as alterações gástricas, incluindo, dor abdominal e gases. É comum que ao fazer uso da Sinvastatina o paciente sinta cansaço, dor de cabeça, náusea, diarreia, insônia e mesmo apresente coceira no corpo, queda de cabelo, erupção cutânea, tontura, câimbra e dor muscular. Outros efeitos colaterais previstos são pancreatite, neuropatia periférica, vômitos e anemia, bem como alteração da função hepática. É importante lembrar que a pessoa que tomar o remédio e perder muito peso não deve achar que isso é bom, uma vez que o emagrecimento pode ter como resultado outros efeitos colaterais, como a prisão de ventre.