Solo Arenoso

O solo arenoso é um dos tipos existentes de solo e também é conhecido como solo leve (o solo é classificado em três categorias principais: pesado, médio e leve), pois é uma de suas características, além de ser granuloso. A sua composição, em grande parte é de areia, em torno de 70%, e conta com menos de 15% de argila. É o tipo de solo mais presente no nordeste brasileiro.

Características do Solo Arenoso

solo-arenoso

Além de ser leve e granuloso – contando com grãos finos, médios e grossos, o solo arenoso se caracteriza ainda pela alta permeabilidade e porosidade, o que significa que ele tem grandes poros (macroporos) entre os grãos de areia, facilitando a circulação de água e ar. Quanto à textura do solo arenoso, ela é pedregosa, uma vez que é formado por pedaços bastante pequenos de pedras, os quais têm de 0,05 a 2 mm de diâmetro.

Este tipo de solo costuma ter pouca umidade e, por isso, seca rapidamente, bem como é pobre em nutrientes, como cálcio, e o seu PH é ácido. Dessa forma, o solo arenoso se caracteriza também pela baixa quantidade de matéria orgânica, o que resulta em dificuldade de sobrevivência de plantas e demais organismos vivos. Esse solo é muito suscetível à erosão, tanto pela água quanto pelo vento, ainda mais se não possuir nada plantado nele.

Para identificar um solo arenoso é fácil. Numa estrada de chão, por exemplo, o solo é desse tipo quando não se forma poeira na época de secas ao passar um veículo. Já na época de chuvas, não existe perigo do veículo atolar. Já no solo argiloso, por exemplo, os grãos de areia se aglutinam, tornando as estradas sem pavimentação, barrentas na época das chuvas e com solo duro quando há seca.

Além disso, por ser permeável, o escoamento de água por meio dos poros do solo arenoso é bastante rápido, além de secar facilmente depois que chove. Isso também contribui para a pobreza do solo, pois com o fácil escoamento da água, o líquido leva embora os sais minerais.

Como usar os Solos Arenosos

O solo que é do tipo arenoso pode ser utilizado, inclusive, para a agricultura. No entanto, exige a adoção de práticas específicas. Entre elas, as técnicas de conservação, como o cuidado do solo através de estratégias sustentáveis de manejo, bem como implantação do sistema de plantio direto, rotação de culturas, adubação com adubo orgânico e integração lavoura-pecuária.

Devido a grande porosidade do solo arenoso, ele costuma ser vítima de erosão, assim, a rotação de culturas é uma forma de fazer uso do solo de maneira mais eficiente, além de evitar o problema. Já para reverter a pobreza de nutrientes que caracteriza os solos arenosos, é adequado aplicar resíduos vegetais e adubos orgânicos, entre eles, esterco de animais e bagaço de cana e de coco.

Aplicação de potássio e fosfato também vai deixar o solo mais saudável. Quanto a sua acidez, ela pode ser corrigida com a adição de calcário, a fim de deixar o PH mais alcalino e propício ao cultivo. Quando se trata de solos arenosos, é preciso também ter alguns cuidados muito importantes.

Entre eles, está evitar a construção em terrenos de solo arenoso perto dos lençóis freáticos, uma vez que a mesma pode sofrer rachaduras em sua estrutura, principalmente devido ao fato do solo ser permeável e poroso. Outro conselho na hora de usar o solo arenoso é quanto ao cultivo de grama.

Nessa hora, o melhor é fazer uma irrigação leve, porém, frequente, assim, o excesso de água não será desperdiçado pelo solo poroso. Também é importante evitar uma nova rega até que a grama não mostre os primeiros sinais de ressecamento. Já que é um solo muito poroso e que por isso necessita de água a todo o momento, caso contrário, torna-se seco facilmente, nem todas as plantas se adaptam bem a ele, como as que precisam de mais umidade do solo.

Mas para reverter a situação, o solo arenoso pode ser tratado a fim de manter a umidade, o que pode ser feito com a turfa – material de origem vegetal, parcialmente decomposto, sendo formado por juncos, árvores, etc. Além disso, o solo arenoso possui uma vantagem sobre os demais tipos. Já que possui capacidade de esquentar rapidamente na primavera, permite um plantio antecipado.