Ventos Alísios

Os Ventos Alísios são ventos causados pelo deslocamento de massas de ar das zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão, ocorrendo geralmente em regiões sub-tropicais, como na América Central.

Os Ventos Alísios fazem parte de uma categoria de ventos que ocorrem devido ao agravamento do aquecimento desigual da atmosfera, forçando uma compensação das massas de ar quente das regiões tropicais (zonas de alta pressão), para zonas de baixa pressão na linha do equador.

Ventos Contra-Alísios

Este fluxo das massas de ar também geram ventos no sentido oposto, ou seja, das zonas de baixa pressão para zonas de alta pressão. Neste caso, os ventos são chamados de Contra-Alísios: são ventos secos das zonas tropicais.

Os ventos Contra-Alísios são responsáveis pela formação de desertos na região, pois não permitem a formação de nuvens onde atuam, deixando uma forte presença do sol e com ausência de chuva.

Os Ventos Alísios são responsáveis pela grande umidade e precipitações nas regiões onde atuam, além de causar os efeitos meteorológicos conhecidos como El Niño e La Niña. Os ventos alísios tem influência mais ativa em de baixa latitude e costeiras.